Austrália em chamas: incêndio queima florestas e se alastra para as cidades


O ano de 2019 infelizmente tem sido marcado por uma onda de incêndios em nosso planeta! Dessa vez, o fogo está se alastrando na Austrália e a proporção do incêndio é tanta que os moradores de Sydney, capital do estado Nova Gales do Sul, precisaram evacuar a cidade.

Essa tragédia sem precedentes é marcada por florestas inteiras queimando e o fogo se espalhando correndo o risco de atingir várias cidades.

A situação é tão catastrófica que cerca de 100 incêndios foram registrados, a temperatura é de até 37°C, com ventos quentes e secos que sopram a 90 km por hora, e espalham as chamas rapidamente.

Os distritos mais em risco e perigo são os próximos às áreas arborizadas, mas a brigada contra incêndio alertou que nenhuma área está completamente segura exatamente por causa dos ventos fortes que podem levar brasas perigosas à grandes distâncias, capazes de acender fogos secundários e desencadear novos incêndios.

A cidade inteira de Sidney está em estado de emergência e de calamidade, com cerca de 100 mil casas em risco nesta semana que foi considerada a mais perigosa que o país já viu e viveu.

Quatrocentas escolas foram fechadas e interditadas, enquanto asilos e centros de atendimento à idosos estão prontos e alertas para o pior, revisando planos para evacuar a área.

Além de Sydney, outras cidades do estado Nova Gales do Sul como Coffs Harbour e Nambucca Heads estão se preparando para uma catástrofe, porque os incêndios tendem a continuar se espalhando ao longo da costa nos próximos dias.

As autoridades alertaram os cidadãos que vivem nas áreas de maior risco, exortando-os para que deixem suas casas o mais rápido possível, pois, o tempo se tornou curto porque as chamas se movem e espalham rapidamente, sem meios e recursos suficientes para combater os incêndios.

Tamanha tem sido a gravidade da situação que até os bombeiros que buscam apagar as chamas, estão em perigo.

Cerca de 400 bombeiros se mobilizaram para apagar os incêndios por cima, de forma área, mas a fumaça atrapalha a visibilidade. 

Os incêndios produzem tanta fumaça que a qualidade do ar de Brisbane, capital de Queensland,  é três vezes pior que a de Pequim ou Delhi, que é a cidade mais poluída do mundo.

A ação do fogo é imprevisível, com cerca de 100 focos de incêndios e que podem aumentar. A única maneira de se defender das chamas é escapar das áreas em risco.

Para piorar, saqueadores estão aproveitando a situação e entrando em casas para roubar objetos de valor abandonados por pessoas em fuga dos incêndios.

As consequências dessa catástrofe, desde sexta-feira passada, quando teve início a onda de incêndios, até o momento foram: três pessoas mortas, mais de 100 feridos, incluindo 20 bombeiros, a destruição mais de 150 casas e de mais de um milhão de hectares de florestas e terras agrícolas. 

Assista este vídeo do Jornal da Record e veja como tudo começou.

Os incêndios seguem devastando a costa leste da Austrália e o que contribui para isso é o clima seco,  como ocorreu no final de outubro passado, em que a floresta perto de Sydney começou a queimar devido a raios que atingiram uma área seca, com isso as chamas se alastraram rapidamente na área, destruindo a as árvores, causando a morte de centenas de coalas e danos ambientais inestimáveis.

No atual incêndio, os fortes ventos impulsionam as chamas que tornaram-se incontroláveis e o fogo segue atingindo as áreas habitadas, com consequências desastrosas e colocando em risco a vida da população.

Veja notícias de hoje neste vídeo divulgado pelo canal português Euronews.

Muito triste tudo isso, sentimos muito por todas as vidas dizimadas por esses incêndios, que abrangem florestas, animais e pessoas!

Talvez te interesse ler também:

A ONÇA-PINTADA ESTÁ DESAPARECENDO POR CAUSA DO CAFÉ, DO CHOCOLATE E DE OUTROS PRODUTOS DO AGRONEGÓCIO

A INCRÍVEL NATUREZA DO BRASIL QUE FAZ VEGETAÇÃO NASCER DO FERRO

MISTÉRIOS DA VIDA: TOCO DE ÁRVORE QUASE MORTA SOBREVIVE, COMPROVANDO A SOLIDARIEDADE NA NATUREZA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...