A nascente do Rio São Francisco secou...

nascente do Rio São Francisco secou

Uma informação que é quase um convite ao luto: o ponto em que está localizada a nascente do Rio São Francisco secou. É isso mesmo, o poderosíssimo Velho Chico tem sua nascente localizada na Serra da Canastra, em Minas Gerais, sem correr nenhuma gota de água.

Contudo, isso não quer dizer – ainda – que o rio tenha secado – pelo fato de seu curso ser muito extenso (2700 km de extensão total), há outros elementos que contribuem para o volume de água –, mas sim, funciona como uma espécie de metáfora para que o país reveja como tem manejado seus recursos naturais.

O rio é importantíssimo para o país, porque chega a envolver seis estados e 540 municípios, mais o Distrito Federal. Essa situação calamitosa foi descoberta por meio do trabalho de funcionários do Parque Nacional da Serra da Canastra, que ficaram extremamente tocados por essa situação; mesmo porque são muitos anos de convivência com o rio.

Os resultados mais práticos do esgotamento da sua nascente são referentes a esse primeiro trecho do rio, que seguirá com uma quantidade mínima de água, até o desaguar do primeiro rio no curso do São Francisco.

Essa seca é relacionada à prolongada estiagem na região, que também já está afetando a represa de Três Marias – distante de Belo Horizonte 224 km – e é a primeira do curso do rio. Por conta da questão com volume de água, a vazão da represa é crítica.

E ainda há um problema a mais: com a falta d’água o entorno fica cada vez mais seco tem aumentado o perigo de incêndios descontrolados no BR. Um chegou a se alastrar por 10 mil hectares de área verde.

É preciso mais do que nunca que se comece a pensar na diversificação da matriz energética brasileira e formas de fazer com que a dependência das hidrelétricas seja reduzida.

Fonte foto: wikipedia.org