A Maior Ação de Limpeza Mundial. 21 de Setembro. Save the Date!


O mês de Setembro será marcado por uma grande mobilização em prol da Natureza e do Meio-Ambiente! 

A data que será o marco dessa Campanha é o dia 21 de Setembro, que se comemora o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day).

A proposta desse Movimento é promover ações contra o desperdício e descarte incorreto do lixo. A entidade que está viabilizando e divulgando este Evento é a rede Let´s do It!  

Em 2018, este Movimento teve o envolvimento de 158 países e a colaboração de 17 milhões de pessoas.

Os organizadores das limpezas que ocorreram pelo mundo tiveram que enfrentar vários desafios como seis ciclones tropicais, guerras e no Brasil, devido às fortes chuvas, algumas cidades não puderam participar dessa Mobilização. Mesmo assim, esta foi a maior ação de limpeza organizada, ocorrida a nível mundial com duração de 36 horas.

O chefe de comunicação da rede Let’s Do It!, Tiina Urm, destacou a importância desse Movimento Mundial dizendo:  

“Vimos que as limpezas são um primeiro passo para aumentar a conscientização sobre as questões de gestão de resíduos e recursos em toda a sociedade, mas o desafio está longe de terminar,  precisamos de mais conscientização e mais pressão sobre todas as partes que são capazes de impactar as formas como projetamos, produzimos, consumimos e reciclamos nossos produtos. 

O problema é global e, portanto, a solução precisa de esforço global.
 
É por isso que precisamos construir o momento juntos, não separadamente.”

Dia Mundial da Limpeza no Brasil

No Brasil, no ano passado, o Dia Mundial da Limpeza teve a participação de 363 cidades e mais de 100 mil pessoas que coletaram mais de 2 mil toneladas de resíduos em locais como ruas, estradas, praças, parques, praias, rios e cachoeiras. 

O diretor do projeto de Educação Ambiental Teoria Verde e coordenador da Secretaria Executiva do Dia Mundial da Limpeza no Brasil, Jean Peliciari, fez a seguinte projeção para o Evento deste ano:  

“Precisamos que mais pessoas participem do despertar para as questões ambientais e que essa mensagem seja ainda mais percebida no país. 

A meta para o Dia é de 1000 cidades no Brasil se mobilizando e 500 mil pessoas nesse dia.”

Chamada para a Ação Limpa Brasil

Veja neste vídeo do canal Limpa Brasil Let’s do it! a chamada para nos unirmos nesta ação em prol da Limpeza do Meio-Ambiente.

Mais informações sobre essa mobilização ecológica e ambiental, acesse o site Limpa Brasil.

Dia Internacional da Limpeza Costeira  

Essa data foi criada pela organização Ocean Conservancy, sendo celebrada no terceiro sábado de Setembro, que neste ano será no dia 21 de Setembro coincidindo com o Dia da Limpeza Mundial.

O Dia Internacional da Limpeza Costeira tem finalidade de promover a proteção e conservação dos oceanos, que representam 70% da extensão da Terra. 

Neste dia se dará  a maior ação de limpeza dos oceanos, voluntária e a nível global, com o envolvimento de milhões de pessoas.

A razão dessa mobilização é a estimativa de que de 5 a 12 milhões de toneladas de plástico vão para os oceanos todos os anos, matando mais de 1 milhão de aves marinhas e mais de 100 mil focas, baleias, tartarugas e inúmeros peixes, pois, eles engolem este material, o confundindo com alimento. 

Para colaborar com esta ação, neste ano, você pode ir à praia de sua escolha com um saco de lixo para limpá-la, recolhendo o lixo que avistar.

Você também pode entrar no site da Ocean Conservancy e baixar uma aplicativo para registrar o lixo que recolheu e mostrar o resultado de sua coleta de lixo.  

Consciência Ambiental

Todos estes Eventos de Limpeza representam maneiras de conscientizar e incentivar a participação de mais e mais pessoas para se mobilizarem na preservação ambiental, além de produzir  mudanças benéficas que implementem novas formas de se relacionar com Natureza e utilizar os recursos naturais.

Vamos juntos cuidar de nosso planeta!

Let’s Do It!

Save the Date e compartilhe!

Talvez te interesse ler também:

633 MERGULHADORES BATEM O RECORDE MUNDIAL NA MAIOR LIMPEZA JÁ REALIZADA EM SOLO OCEÂNICO

TRASHTAG CHALLENGE: O DESAFIO QUE ESTÁ LIMPANDO O MUNDO INTEIRO COM O GRITO DE #TRASHTAG

PRÊMIO LIXO ZERO PARA DIEGO SALDANHA QUE RETIROU 2 TONELADAS DE LIXO DO RIO

Fonte foto: Facebook




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...