#PrayForAmazonas: queimadas no Brasil é o assunto mais falado no mundo

  • atualizado: 
#PrayForAmazonas

Nessa quarta-feira (21), as notícias e imagens dos incêndios que se alastram pelo país estiveram entre as mais compartilhadas nas redes sociais. A hashtag #PrayForAmazonas foi um dos 'trending topics' do Twitter mundial, chegando a ocupar a primeira posição entre os assuntos mais comentados.

Mato Grosso e Pará são os estados mais afetados pelo fogo neste ano. Segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de janeiro a 18 de agosto de 2019, o número de queimadas cresceu 70% em relação ao mesmo período do ano passadoA Amazônia é o bioma mais afetado, com 52,5% dos 72.843 focos de incêndio registrados, seguida do Cerrado, com 30,1%.

A precisão dos sistemas de monitoramento do Inpe, reconhecidos mundialmente, foi questionado não só pelo presidente Jair Bolsonaro, mas também pelos ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. No entanto, uma imagem da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) confirma a gravidade do cenário atual.

A foto da Amazônia em chamas, divulgada esta semana, revela, ainda, que os incêndios se concentram nas áreas derrubadas para a criação de pastos.

amazonia chamas nasa

SOS - Animais em risco

Nas redes sociais, além das imagens aéreas da floresta em chamas, foram compartilhadas também fotos retratando o sofrimento dos animais. Como noticiamos aqui no GreenMe, um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) alertou recentemente para redução do número de espécies, um problema que ainda não recebe a devida atenção.

O biólogo Izar Aximoff, doutor em Botânica pelo Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), dedicou-se ao estudo da recomposição das florestas no Rio de Janeiro e testemunhou, em primeira pessoa, os efeitos das queimadas nas espécies animais nativas, trata-se de uma perda irrecuperável:

"É muito triste ver a floresta totalmente dizimada. Aquele cenário colorido, com flores, sons de animais, pássaros cantando, bichos se movimentando e cheiro de mata dá lugar ao silêncio, a animais carbonizados, a um cheiro de carne queimada, à desolação. Fica tudo preto e você fica sujo com aquele resíduo de carvão", contou o biólogo à BBC Brasil, referindo-se a um incêndio ocorrido anos atrás, em uma área que monitorava. "Espécies ameaçadas acabam não voltando. A cada queimada, a diversidade é perdida", desabafou.

#PrayForAmazonas, a tragédia das queimadas tem dimensões e danos imensuráveis. Um rio de lágrimas sem fim, que deságua sobre o mundo.

Ver essa foto no Instagram

💔🖤 Hay momentos en los que cuesta armarse de palabras.Este es uno de esos, sólo tengo un gran nudo en el corazón, cargado de impotencia. Me da una pena terrible 😢 y aunque una ilustración no ayuda a revertir el daño espero ayude a que más personas se informen y concienticen, estamos destrozando nuestro hogar. No es solo la Amazonas es todo lo que nos rodea. No nos merecemos vivir aquí. Tenemos que empezar a hacer cambios simbólicos, ser más conscientes, comunicar, compartir información, juntos podemos desde las posibilidades de cada quien de tratar de salvar lo poco que nos queda. . . . Busquen la publicación de @marianamatija para info y como ayudar, lo puse en mis stories pero por si se va.. . Viajé a Brasil el año pasado y es de los lugares más hermosos que he visitado, que pena que Bolsonaro no opine lo mismo y que reinen intereses banales por encima del bienestar de grupos indígenas y del medio ambiente y asi fácil quiera destruir el pulmón del mundo. . #prayforamazonia #prayforamazonas #conciencia #queestamoshaciendo #sosad #dailydoodle #brasil #procreate #mjdaluz #ilustradoratica #crisisambiental #nature #heartbroken #world #illustrator #sosamazonia #sosbolivia #oremosporelamazonas #actforamazonia

Uma publicação compartilhada por Maria Jose Da Luz (@mjdaluz_illustration) em

Talvez te interesse ler também:

TATUZINHO, VÍTIMA DO INCÊNDIO EM ÁREA DE MATO GROSSO, RECEBE SOCORRO DE BOMBEIROS

Fonte imagem: Hufftingpost.it

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!