/informar-se/ambiente/8460-trump-comprar-groelandia

Trump confirma interesse em comprar a Groelândia da Dinamarca. Ideia é rechaçada pelos líderes dos dois países

  • atualizado: 
Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos confirmou ontem (18) que considera a possibilidade de comprar a Groelândia da Dinamarca, embora o assunto não seja uma prioridade no momento.

“A Dinamarca é essencialmente a proprietária”, disse Donald Trump ao The Guardian. “Somos muito bons aliados da Dinamarca, protegemos a Dinamarca como protegemos grandes partes do mundo".

O presidente americano afirmou, ainda, que a Groelândia prejudicava o país escandinavo, que estaria perdendo 700 milhões de dólares por ano "carregando-a". Trump, no entanto, não esclareceu a fonte dessas informações.

Em entrevista ao jornal Sermitsiaq, a primeira ministra do país declarou que a Groenlândia não estava à venda e disse esperar que o assunto não seja levado à sério. À emissora de TV dinamarquesa DR, afirmou que se tratava de

"uma discussão absurda, e o [primeiro-ministro da Groenlândia] Kim Kielsen deixou claro que a Groenlândia não está à venda. É aí que a conversa termina".

A polêmica começou no domingo mesmo, antes de Donald Trump falar com jornalistas, quando o assessor da Casa Branca para assuntos econômicos, Larry Kudlow, deu uma entrevista para a Fox News. O tema principal era o abalo na relação comercial dos Estados Unidos com a China e os receios de uma possível recessão, mas, em dado momento, a âncora Dana Perino fez menção ao interesse de Trump na compra da Groelândia. Kudlow respondeu que se tratava de um território estratégico e com "muitos minerais valiosos", e lembrou a expertise de Trump no ramo imobiliário.

Cidadãos da Groelândia repudiaram a ideia:

“Você não pode simplesmente comprar uma ilha ou um povo. Isso parece algo da época da escravidão e do poder colonial”, declarou a groenlandesa Else Mathiesen à imprensa local.

Talvez te interesse ler também:

A CRISE CLIMÁTICA EM UMA IMAGEM: DEGELO ATÍPICO NA GROELÂNDIA IMPRESSIONA O MUNDO

PAÍSES INSULARES PEDEM SOCORRO. SOBREVIVÊNCIA EM RISCO

SOMMARØY, A ILHA NORUEGUESA QUE QUER SER DONA DO SEU TEMPO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!