Depois da Alemanha, Noruega suspende doação para proteção da floresta Amazônica


Depois da Alemanha, agora foi a vez da Noruega anunciar suspensão de verbas que seriam destinadas à proteção da floresta Amazônica. Nesta quinta-feira, o Ministro do Clima e Meio Ambiente norueguês, Ola Elvestuen, declarou ao jornal Dagens Næringsliv que a interrupção do repasse de 300 milhões de coroas norueguesas (133 milhões de reais) se deve ao fato do Brasil ter extinguido unilateralmente dois comitês responsáveis pela gestão do Fundo Amazônia.

“O Brasil rompeu o acordo com a Noruega e a Alemanha ao extinguir o Comitê Orientador (Cofa) e o Comitê Técnico do Fundo Amazônia (CTFA). Eles não poderiam fazer isso sem um acordo com a Noruega e a Alemanha”, disse Elvestuen ao jornal.

O aumento nos números do desmatamento também foi mencionado pelo ministro norueguês. Para ele, o Brasil vem demonstrando que não pretende mais conter o desmatamento.

A declaração da Noruega sintoniza-se com a posição alemã: a Ministra do Meio Ambiente da Alemanha também anunciou o congelamento de verbas destinadas à proteção florestal por meio da imprensa local do país, no último domingo (11). A diferença é que o corte agora refere-se ao Fundo Amazônia que, desde a sua criação, em 2008, já recebeu da Noruega e da Alemanha, a fundo perdido, 3,1 bilhões e 200 milhões de reais, respectivamente. Os dois países são os principais doares e não se tem clareza, ainda, se a Alemanha também pretende interromper os recursos do fundo.

O presidente Jair Bolsonaro disse, no domingo, que o Brasil não precisava do dinheiro alemão e sugeriu que a chanceler do país, Angela Merkel, usasse o dinheiro para reflorestar a Alemanha. Ontem (15), ele comentou a decisão da Noruega de forma irônica:

“A Noruega não é aquela que mata baleia no Polo Norte? Explora petróleo também lá? Não tem nada a dar exemplo para nós. Pega a grana e ajude a Angela Merkel a reflorestar a Alemanha”.

Talvez te interesse ler também:

BELIZE É O PAÍS QUE MAIS PROTEGE A VIDA MARINHA

BARATAS, MICRÓBIOS E ERVAS DANINHAS SERÃO OS PROVÁVEIS HERDEIROS DO PLANETA TERRA

COCÔ DIA SIM, DIA NÃO: A DICA DE BOLSONARO PARA SALVAR O MEIO AMBIENTE REPERCUTE MUNDO AFORA




Gisele Maia

Jornalista e mestre em Ciência da Religião. Tem 18 anos de experiência em produção de conteúdo multimídia. Coordenou diversos projetos de Educação, Meio Ambiente e Divulgação Científica.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...