Mineração em terras indígenas? 86% dos brasileiros dizem NÃO


Está ficando cada vez mais evidente para a população brasileira a necessidade de apoiar a luta indígena pela preservação de seus territórios como única saída para evitar ainda mais a degradação ambiental no Brasil.

 A ONG Instituto Socioambiental (ISA) acaba de comprovar isso. A entidade encomendou ao Datafolha um levantamento que revela que a atividade de exploração de reservas indígenas é reprovada por 80% dos brasileiros – em todas as regiões, escolaridades, idades, sexos, faixas de renda e ocupações, informa O Globo.

As regiões Norte e o Centro-Oeste, as mais afetadas pela exploração, têm índice de 80% de reprovação e a grande surpresa ficou para a região a Sudeste, a que mais a desaprova, com 88% de rejeição. A pesquisa entrevistou 2.088 pessoas em 168 municípios das cinco regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

datafolha mineracao

Fonte gráfico: Folha de São Paulo

O Globo já havia informado, em julho, que o governo federal concluiu uma minuta de projeto de lei que prevê justamente a regulamentação da mineração em terras indígenas, mas o que a pesquisa mostra é que esse PL não tem apoio popular.

Uma das razões do PL, segundo o presidente Jair Bolsonaro, é construir parcerias com os Estados Unidos para explorar minerais nas reservas. “Por isso, eu quero uma pessoa de confiança minha na embaixada dos EUA”, disse Bolsonaro, referindo ao seu filho, Eduardo Bolsonaro, indicado para assumir a embaixada do Brasil nos Estados Unidos.

Uma boa notícia nessa história toda é que nessa quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a demarcação das terras indígenas continua sob a tutela da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Talvez te interesse ler também:

QUANTOS ATIVISTAS SÃO MORTOS A CADA SEMANA POR DEFENDER O PLANETA

ETIÓPIA: MILHÕES DE ÁRVORES PLANTADAS EM 12 HORAS PARA SALVAR O PLANETA

DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA ACELERA EM DIREÇÃO AO PONTO DE NÃO RETORNO

Fonte foto




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...