Como foi a Caminhada pelo Clima no Brasil e no mundo

Caminhada pelo Clima no Brasil e no mundo

E enfim ocorreu a grande Caminhada pelo Clima, evento mundial que visa chamar a atenção, por meio de manifestações populares e espontâneas, para a questão do avanço do aquecimento global. Com isso, busca-se pressionar as autoridades para que tomem ações rápidas e efetivas, em relação à reversão do processo de mudança climática da Terra, por meio da redução das emissões de carbono.

O sucesso da Caminhada pelo Clima

E... foi um sucesso! Mais de 2 mil cidades, em 161 países, de todo o planeta estiveram envolvidas nas manifestações ocorridas entre os dias 20 e 21 de setembro de 2014.

Manhattan EUA

No grande centro urbano dos Estados Unidos estiveram presentes dezenas de milhares de pessoas – que lotaram 550 ônibus, no que se chama do maior protesto ocorrido na região nos últimos 5 anos –, que se uniram ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ao ator Mark Ruffalo e Leonardo DiCaprio – recentemente nomeado Representante de Mudança Climática da ONU. Estiveram também presentes, personalidades marcadas pelo ativismo ambiental, como a ministra do meio ambiente pela França, Segolene Royal, e Jane Goodall, primatologista – estudiosa de primatas e hominídeos. Segundo os organizadores, 300 mil pessoas estiveram presentes.

Austrália

Com o foco em pressionar o primeiro-ministro Tony Abbott, os ativistas estiveram presentes em Melbourne. O grande medo dos australianos é que as secas locais – até agora restritas a um período do ano – comecem a se estender por outras épocas, devido ao aquecimento do globo. Além disso, enchentes em outros pontos da Austrália, podem se tornar comuns.

Inglaterra

Na Terra da rainha, personalidades como a atriz Emma Thompson, o cantor Peter Gabriel ou a estilista Vivienne Westwood se uniram a ativistas e membros da campanha pelas vítimas das enchentes do Reino Unido. Estima-se que 40 mil pessoas tenham comparecido à manifestação realizada em Londres.

Rio de Janeiro

Autoridades contabilizaram cerca de 4 mil pessoas, que compareceram à bela praia de Ipanema, no Rio, à altura do Posto 8, mesmo sob uma chuva, fraca mas constante. Atores e músicos se fizeram presentes no ato. Inclusive, à noite do dia 19, sexta-feira, o Cristo Redentor foi iluminado de verde, como forma de propagandear a passeata e convocar o máximo de pessoas interessadas em lutar pela causa ambiental.

Celebridades brasileiras de renome mundial, como a top Gisele Bündchen, fizeram massiva divulgação em redes sociais sobre o evento. Gisele compareceu ao evento acompanhada dos filhos.

Roma

Em Roma, um coração humano foi feito no coração da Cidade Eterna, o Coliseu.

Caminhada como prévia de encontro especial da ONU

Essa movimentação, realizada em setembro, não optou por essa época aleatoriamente, mas sim, para coincidir com a reunião que será feita, em 23 de setembro, em Nova York, que contará com a presença de chefes de estado de 125 países. Criada, pela ONU, de forma extraordinária, irá discutir ações concretas e estabelecer um novo pacto mundial pelo clima.

Há expectativa de que esse encontro consiga promover avanços –e compromissos – das lideranças mundiais, em relação à emissão de carbono e outras ações que visem proteger o planeta do aquecimento.

Leia também: Mobilização Climática dos Povos: o maior encontro simultâneo de ativistas em prol do meio ambiente