Fotógrafos do mundo inteiro alertam para crise climática


Na última terça-feira, a jornalista Suzana Camargo publicou em sua coluna, no site Conexão Planeta, uma seleção de fotos que registram a crise climática que assola o planeta.

As imagens, realizadas nos cinco continentes, destacam o atuação de profissionais que aliam fotojornalismo à ativismo ambiental. Eles trabalham em um projeto coletivo, divulgado nas redes sociais por meio do perfil #EverydayClimateChange, criado pelo fotógrafo James Whitlow Delano, em 2015.

Como contou Suzana, Delano inspirou-se no projeto de outros dois fotógrafos, Peter DiCampo e Austin Merrill, que, em 2012, criaram o perfil Everyday Africa no Instagram com o objetivo de oferecer um olhar diverso e mais positivo sobre o continente, que costuma merecer atenção apenas por suas mazelas.

climate change.jpgFoto de James Delano mostra a caótica situação em que vivem agricultores da Etiópia, enfrentando a instabilidade do clima

No entanto, diferentemente do projeto original, as imagens do Everyday Climate Change não têm conteúdos positivos.

“A mudança climática é real! As pessoas que vivem nos países em desenvolvimento não precisam ser informadas sobre as MUDANÇAS CLIMÁTICAS. Elas já estão vivendo com as conseqüências delas. O norte industrializado é tanto o problema quanto a chave para a solução”, afirmou Delano.

O brasileiro Marcio Pimenta publicou no perfil, no começo deste mês, uma imagem aérea de uma extensa área desmatada na Amazônia, acompanhada de um texto alertando sobre a intensificação dos desmatamentos desde que Jair Bolsonaro assumiu o poder. A foto chamou a atenção do ator e ativista ambiental Leonardo DiCaprio, que a compartilhou em sua conta no Instagram e teve cerca de 350 mil curtidas e mais de 4 mil comentários.

climate change 4 conexao planeta.jpgNo começo de julho, o fotógrafo brasileiro Marcio Pimenta postou a imagem acima no #EverydayClimateChange: uma área de desmatamento da Amazônia.

Entre as fotos-denúncia publicada pelo coletivo, chama a atenção também a de um peixe nadando em meio a um coral sem vida no Japão, um fenômeno conhecido como “coral bleaching”, ou branqueamento de corais, que perdem a sua cor quando os organismos que o compõem morrem devido à poluição das águas ou à elevação das temperaturas.

climate change conexao planeta.jpgO peixe nada em meio a corais sem vida e sem cor, no Japão – foto: James Delano

Outra imagem chocante é a de um Urso-Polar entre pedras no Ártico, morto por falta de alimento.

climate change 3 conexao planeta.jpgUrso-polar morto de fome, no Ártico – foto: Paul Nicklen

Talvez te interesse ler também:

FOTO DE INDÍGENA SOBRE O KUARUP VENCE PRÊMIO DE FOTOGRAFIA

CARAÍVA: O CÉU MAIS ESTRELADO DO BRASIL! FOTOS

FOTÓGRAFO SEBASTIÃO SALGADO RECEBE PRÊMIO NA ALEMANHA

Fonte e fotos: Conexão Planeta




Gisele Maia

Jornalista e mestre em Ciência da Religião. Tem 18 anos de experiência em produção de conteúdo multimídia. Coordenou diversos projetos de Educação, Meio Ambiente e Divulgação Científica.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...