Rio Paraopeba, atingido pela lama de Brumadinho, tem água proibida para uso


A tragédia em Brumadinho completou um mês e, após o monitoramento das águas do Rio Paraopeba, o governo de Minas Gerais determinou a proibição do uso da água para qualquer finalidade por tempo indeterminado.

Essa nota foi divulgada pela Secretaria do Meio Ambiente e da Agricultura, a qual informou que o uso da água do Rio Paraopeba está proibido para qualquer finalidade, seja humana, animal ou para atividades agrícolas.

A tragédia em Brumadinho ocorreu no dia 25 de janeiro de 2019 e, desde o dia seguinte após a tragédia, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais, Agência Nacional de Água (ANA) e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), realiza o trabalho de monitoramento da qualidade da água.

Após um mês de análises, foram encontrados níveis elevados de metais nas águas do rio, os quais ultrapassam o limite permitido pela legislação ambiental e de avaliação da Secretaria de Saúde de Minas Gerais.

Segundo dados da Agência Brasil, 176 pessoas morreram nessa tragédia e 134 ainda estão desaparecidas, dentre elas 31 funcionários da Vale mineradora e 103 trabalhadores terceirizados e moradores da região.

O Corpo de Bombeiros continua realizando as buscas em meio à lama profunda, que dificulta a operação. Enquanto isso, a população do Rio Paraopeba e região, sofrerá com as consequências da tragédia de responsabilidade da mineradora.

Talvez te interesse ler também:

METAIS PESADOS EM MEIO AOS CORAIS EM ABROLHOS POR CAUSA DA TRAGÉDIA EM MARIANA

VALE ASSINA ACORDO PRELIMINAR COM MORADORES DE BRUMADINHO

LAMA TÓXICA NAS TERRAS DOS ÍNDIOS PATAXÓS: UMA TRAGÉDIA DA QUAL NINGUÉM FALA

Foto: Indígenas Pataxó Hã-hã-hãe que vivem na aldeia Naõ Xohã, às margens do rio Paraopeba. Lucas Hallel ASCOM/FUNAI




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...