Gelo da Groenlândia derrete rapidamente. Alarme aumento do nível do mar

  • atualizado: 
Gelo da Groenlândia

O gelo da Groenlândia está derretendo muito rápido! A velocidade do derretimento do gelo aumentou 4 vezes mais, comparado ao ano de 2003.  Isso está provocando o aumento do nível do mar! 

Estas constatações e outras que vêm a seguir, são da pesquisa sobre os efeitos da mudança climática, recentemente divulgada e publicada na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America" (PNAS).

Os cientistas já estavam preocupados com o desaparecimento de gelo nos sudeste e nordeste da Groenlândia, onde restam camadas glaciais, dos quais se soltam pedaços de gelo da proporção de um iceberg, que acabam flutuando no oceano Atlântico e derretendo.

Os pesquisadores constataram que entre 2003 e 2013, a maioria do gelo da Groenlândia não só derreteu no sudeste ou no nordeste da ilha, mas também no sudoeste, onde existem pouca geleiras.

Segundo esse estudo e descoberta, o gelo da superfície da Groenlândia está derretendo devido ao aquecimento global, que faz com que o gelo derretido se direcione até o oceano elevando o nível do mar. De acordo os cientistas e com essas constatações, o sudoeste da Groenlândia poderá se converter em mais uma causa do aumento do nível do mar.

A pesquisa alerta sobre os riscos que lugares como Bangladesh, Xangai, ilhas do Pacífico, Miami e Nova York (no litoral leste dos EUA) estão sujeitos, por conta do degelo e consequente aumento do nível do mar.

Michael Bevis, professor de Geodinâmica na Universidade de Ohio, um dos autores desse estudo, conclui que a redução da camada de gelo está atingido um "ponto de inflexão" e que já é tarde demais para reverter essa situação.

E sobre isso diz Bevis, lamentando essa realidade:

"A única coisa que podemos fazer é adaptar e diminuir um maior aquecimento global: é tarde demais para que não tenha efeito."

Os cálculos não mentem

Esta pesquisa é baseada nos dados de satélites da Nasa que realizam a mensuração da redução das geleiras da Groenlândia. Pelos cálculos baseados nos satélites, entre 2002 e 2016, o degelo na Groenlândia é o bastante para aumentar o nível do mar a um ritmo de 0,7 milímetros ao ano.

Ainda segundo essas estatísticas, se derreter todo o gelo da Groenlândia, que possui até três quilômetros de profundidade em algumas áreas, o nível do mar aumentará cerca de sete metros, fazendo com que a maior parte das cidades litorâneas do mundo, sejam inundadas!

Será que ainda dá tempo de reverter essa previsão baseada nos dados reais dessa pesquisa? Que façamos nossa parte para reduzir o aquecimento global, o degelo glacial e outros prejuízos ambientais que seguimos causando à Terra, dia após dia. 

Em nosso site site tem vários artigos a respeito, informe-se, pois, conhecimento é Vida!

Talvez te interesse ler também:

#‎10YEARSCHALLENGE: OLHA O QUE FIZEMOS COM A TERRA EM APENAS 10 ANOS

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA EVITAR O AUMENTO DO AQUECIMENTO GLOBAL

OUÇA O SOM ASSUSTADOR DO GELO NA ANTÁRTIDA

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!