21 de Setembro - Dia da Árvore: Ipê-amarelo é árvore-símbolo do Brasil

  • atualizado: 
ipê-amarelo

Com a chegada da primavera, nada mais coerente do que comemorar também um dia só para a árvore!

O Dia da Árvore é celebrado, anualmente, em 21 de setembro em todo o Brasil com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.

O país tem a sua própria árvore-símbolo: o ipê amarelo (Tabebuia vellosoi), pois, além de ser encontrado em todas as regiões do Brasil, quando a árvore floresce, fica sem folhagem formando uma copa amarelada que se destaca de todas as demais árvores ao seu redor, lembrando o amarelo da nossa bandeira em meio ao verde representante das nossas matas.

Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o ipê-amarelo a Flor Nacional. A partir daquele ano, o ipê-amarelo passou a ser a flor-símbolo do Brasil, segundo informa a ONG Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida).

Floração

ipê amarelo 2

vários tipos de ipê – com flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás -, mas o amarelo é o mais encontrado na nossa vegetação, além de ser o mais cultivado nos parques e ruas das cidades brasileiras. Isso se deve porque o seu porte, que vai de 8 a 10 metros, facilita a arborização das ruas, sem prejuízo para a rede elétrica. A coloração das flores produz em efeito belíssimo, tanto nas copas como quando as flores caem no chão, formando uma espécie de tapete nas calçadas.

No inverno, as folhas do ipê-amarelo caem e, no início da primavera, a árvore fica toda coberta de flores amarelas. A intensidade da florada é proporcional ao frio e à seca durante o inverno.

História

Ipê é uma palavra de origem tupi que significa árvore cascuda. É mais comum em florestas tropicais, mas também está presente no Cerrado e na Caatinga.

É uma árvore notória por sua beleza e resistência. Lamentavelmente, quase não se encontram mais ipês em matas nativas, por causa do desmatamento. Nesse ambiente, eles podem alcançar 30 metros de altura, destacando-se das demais árvores ao redor.

E na sua cidade: há muitos ipês amarelos embelezando as ruas?

Talvez te interesse ler também:

seta10 LIÇÕES DE VIDA QUE PODEMOS APRENDER COM AS ÁRVORES

setaO GAROTO QUE PLANTOU 1 MILHÃO DE ÁRVORES PARA SALVAR O NOSSO PLANETA DO AQUECIMENTO GLOBAL

setaBRASIL - MAIOR DIVERSIDADE DE ÁRVORES DO PLANETA, DIZ ESTUDO DA BGCI

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!