Estudo revela que poluição do ar causa grande redução da inteligência

  • atualizado: 
poluição do ar

A poluição atmosférica reduz nosso QI. É um pouco como dizer: se você respira ar poluído, seu cérebro encolhe. É exatamente isso o que acontece se é forte o impacto dos altos níveis de ar tóxico, poluído que respiramos. O que seria equivalente a "perder um ano de instrução".

Este é o retrato delineado por um novo estudo da Yale School of Public Health, nos Estados Unidos, segundo o qual altos níveis de poluição envolvem uma enorme redução da inteligência e quedas significativas das habilidades cognitivas, linguísticas e aritméticas.

A pesquisa foi realizada na China, mas obviamente diz respeito a todo o mundo, com 95% da população mundial respirando ar perigoso.

"Ar poluído pode causar uma redução no nível de educação por ano, o que é enorme", explica Xi Chen, membro do grupo de pesquisa. Mas sabemos que o efeito é pior para os idosos, especialmente aqueles com mais de 64 anos, para homens e para aqueles com baixa escolaridade".

Pesquisas anteriores já haviam descoberto que a poluição do ar prejudica o desempenho cognitivo dos estudantes, mas este estudo é o primeiro a examinar pessoas de todas as idades e a diferença entre homens e mulheres.

A poluição do ar causa 7 milhões de mortes prematuras por ano, mas os danos às capacidades mentais das pessoas eram até agora menos conhecidos. Um estudo recente descobriu que o ar tóxico deveria estar ligado a uma "mortalidade extremamente alta", especialmente de pessoas com transtornos mentais; outro trabalho ligava-o ao aumento de doenças mentais em crianças; enquanto outra análise confirmou que aqueles que moravam perto de estradas movimentadas tinham um risco aumentado de demência.

Agora, o novo trabalho analisou os testes de linguagem e aritmética realizados nos estudos de painel em famílias chinesas de 20.000 pessoas em todo o país entre 2010 e 2014. Os cientistas compararam os resultados do teste com registros de poluição de dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre e descobriu que, para as pessoas que tinham sido expostas ao ar sujo, os danos à inteligência eram maiores, com uma habilidade linguística mais prejudicada do que as habilidades matemáticas e homens mais prejudicados do que mulheres. "Um aumento de 1 mg de poluição ao longo de três anos - explicam os estudiosos - equivale a perder mais de um mês de educação. Pequenas partículas de poluição são particularmente prejudiciais".
 
"A alta poluição atmosférica pode potencialmente estar associada ao estresse oxidativo, à neuroinflamação e à neurodegeneração de seres humanos", explica Derrick Ho, da Universidade Politécnica de Hong Kong. Mas não há atalho para resolver esse problema - disse ele. Os governos realmente precisam adotar medidas concretas para reduzir a poluição do ar. Isso pode beneficiar o capital humano, que é uma das forças motrizes mais importantes por trás do crescimento econômico. Na China, a poluição do ar está caindo, mas permanece três vezes maior que os limites estipulados pela Organização Mundial de Saúde".

Segundo a OMS, de fato, 20 das cidades mais poluídas do mundo estão localizadas em países em desenvolvimento e, a China, que abriga muitas dessas cidades, tem declarado "guerra à poluição" nos últimos cinco anos.

Aarash Saleh, médico da campanha "Médicos contra Diesel", disse: "Este estudo adiciona ao banco de evidências que mostra que a exposição à poluição do ar pode piorar a nossa função cognitiva. O tráfego rodoviário é o maior contribuinte para a poluição do ar em áreas residenciais e o governo deve agir com urgência para remover veículos altamente poluentes de nossas estradas".

O ar está poluído e está prejudicando a saúde de todos nós todos os dias e as políticas atuais ainda não parecem estar à altura do desafio: os governos não podem perder mais tempo e têm que se comprometer a levar a poluição do ar abaixo dos limites legais o mais rapidamente possível.

Sobre este mal dos nossos tempos, talvez te interesse ler também:

setaPOLUIÇÃO DO AR E DIABETES. TUDO A VER. O AR POLUÍDO CONTRIBUI PARA O AUMENTO DA DOENÇA

setaINFERTILIDADE MASCULINA: A POLUIÇÃO COMPROMETE A QUALIDADE DOS ESPERMATOZOIDES

setaSÃO ESTES OS TIPOS SANGUÍNEOS QUE MAIS CORREM RISCO DE INFARTO POR POLUIÇÃO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!