Saiba como economizar tinta de impressora

economizar tinta de impressora

Em termos de economia, é sempre bom conseguir uma nova maneira de evitar o desperdício de dinheiro. Compras, roupas, enfim, todos tentam poupar, no dia a dia. E em relação à impressora de casa e do trabalho, você também pensa em economizar com papel e com tinta?

Se a impressora, por exemplo, não for configurada de modo correto, irá consumir tinta muito rapidamente, esvaziando o cartucho logo, e demandando o descarte ou recarga do mesmo – embora, nesse caso, a qualidade não seja a ideal.

Com os cuidados corretos, portanto, é possível, economizar muito com cartuchos – que chegam a custar R$ 90 ou mais, dependendo da marca – e toners – superiores a R$ 200. Então, para ajudar você a não ter mais qualquer gasto desnecessário, separamos algumas sugestões sobre como você pode fazer para economizar tinta da impressora.

Dicas para economizar tinta de impressão

1. Escolha da fonte utilizada

Pode parecer apenas bobagem ou preciosismo, mas escolher corretamente a fonte que será usada para imprimir pode fazer enorme diferença para acabar com desperdício de tinta. Por exemplo, letra menor e simples, pode gastar uma quantidade menor de tinta, em comparação a fontes mais rebuscadas e/ou maiores.

Evitar negrito e caracteres mais espessos são boas opções para quem deseja fazer economia de dinheiro na frequência aquisição de cartuchos e evitar o desperdício, claro;

2. Utilizar modo rascunho de impressão

O modo de impressão rápida é capaz de reduzir o consumo de tinta – embora comprometa ligeiramente a qualidade da impressão.

Para alterar as configurações, é importante alterar as propriedades da impressora e ir a configurações, depois “tipo de impressão” e, finalmente, “rascunho”. Pronto, sua impressora está configurada;

3. Recarregar cartuchos

Esta pode ser uma atitude sustentável, porque evita que sejam descartados novos cartuchos, a cada vez que acabar a tinta, gerando resíduos a ser decompostos pela natureza. Ao recarregá-los, não será necessário jogar fora. Entretanto, é ainda importante que se observem alguns pontos:

* Não são todos os tipos de cartucho que comportam recargas;

* Certas impressoras, após receberem um cartucho recarregado não conseguem mais reconhecer o nível de tinta, emitindo constantes mensagens e sinais, apontando que a tinta está no final;

* Recorrer sempre a lojas especializadas, para maior qualidade do serviço;

4. Impressão consciente

Sempre, repito, sempre avaliar se é necessário fazer a impressão. Em muitos casos, você pode manter uma cópia digital do arquivo e passar para as pessoas terem acesso, quando necessário. Afinal, poupar o uso de papel também revela consciência ecológica. Além disso, se for mesmo imprimir, deve-se verificar a configuração e formatação do texto, como já observado.

Desse modo, com pequenas atitudes, como essas que apontamos, é possível poupar tinta, papel e recursos. O meio ambiente agradece!

Fonte foto: freeimages.com