Fórum Mundial da Água pela primeira vez no Brasil. Participe!


O Brasil (e o Hemisfério Sul) pela primeira vez é sede do Fórum Mundial da Água (FMA), o mais importante evento do setor que começou a sua 8ª edição neste domingo, 18, em Brasília e segue até sexta-feira, 23, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O evento que discute soluções sustentáveis para a segurança hídrica, será realizado durante 6 dias e espera receber 40 mil visitantes e sete mil congressistas de diversos países.

Criado e organizado pelo Conselho Mundial da Água desde 1996, o fórum ocorre a cada três anos e foi idealizado para estabelecer compromissos políticos para a garantia dos recursos hídricos. O objetivo do fórum é debater as inúmeras agendas relacionadas à água, tendo como base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e principalmente as Soluções baseadas na Natureza (SbN) para segurança hídrica.

Brasil, país rico em água doce

12% da água doce do planeta é brasileira e o nosso país possui a maior bacia hidrográfica do mundo.

“A água é um recurso estratégico que, além de ser elemento vital aos seres vivos, é também essencial ao desenvolvimento econômico. Neste sentido, assegurar tal recurso com qualidade e quantidade é de extrema importância, sobretudo em tempos de crise hídrica, cada vez mais agravada pela degradação ambiental e pelos impactos da mudança global do clima. “Para garantir segurança hídrica à sociedade, é imprescindível promover a resiliência dos territórios a esses impactos, sendo estratégica a conservação dos ambientes naturais, que são provedores de serviços ecossistêmicos”, avalia Renato Atanazio, coordenador de Soluções Baseadas na Natureza da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

O evento tem também como objetivo chamar a atenção para os projetos de conservação da natureza na agenda política brasileira, nas estratégias empresariais e nas demandas da sociedade.

Água e espiritualidade

Líderes religiosos também levarão suas crenças e conhecimentos sobre a água neste 8º Fórum Mundial da Água no painel Água e Espiritualidade: o Encontro do Sagrado com a Vida, que acontecerá no dia 22 de março às 14h30 no Auditório Planalto.

“A ideia é mostrarmos a água como símbolo da origem da vida, da união e do respeito e que deve ser compartilhada entre todos”, disse a chefe da Assessoria Internacional da Governadoria, Renata Zuquim.

Participe você também

Clique aqui para se credenciar, para saber todas as informações e para ver o calendário de eventos do 8º Fórum Mundial da Água. Participe!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...