Faça você mesmo confete ecológico, sustentável a custo zero


O Carnaval está à porta! E como muitos brasileiros vão cair na folia, a proposta é divertir-se de forma sustentável, econômica e ecológica.

Aqui no site temos várias ideias legais de reutilização de materiais para fazer máscara e fantasias de Carnaval, sem a utilização de produtos de origem animal, que tanto sofrimentos traz a estes seres.

Nesse conteúdo, a bola da vez é o confete, que é uma tradição antiga do Carnaval, e que pode ser feito de forma sustentável sem agredir e poluir o meio ambiente, já que feitos com materiais biodegradáveis e não poluentes.

Embora geralmente os confetes sejam feitos com papel colorido e reciclado, existe um porém: são vendidos em sacos plásticos, que é um dos principais problemas ambientais, pois causa impactos destrutivos à natureza, além do desperdício de materiais que são usados apenas por alguns minutos.

A proposta, portanto, é otimizar os recursos e criar seus próprios confetes em casa, reciclando ou reutilizando materiais, como:

  • papel
  • folhas de revistas e jornais
  • folhas secas e pétalas que caem das plantas na natureza.

Outra vantagem de confeccionar seus confetes é que podem ser feitos em casa, sem gastar dinheiro e confeccioná-los junto com os familiares. Assim, a diversão acaba começando mesmo antes do Carnaval.

Quem tem filhos pode aproveitar esse momento lúdico para brincar com eles de fazer confetes e, assim, eles estarão desenvolvendo a criatividade e as habilidades motoras, além da cidadania e consciência ambiental.

Gostou dessa proposta? Então, mãos à obra, confira as várias maneiras de fazer confetes para o teu Carnaval Ecológico = Diversão sem impacto prejudicial ao meio ambiente!

Confetes de papel reciclado

Certamente você deve ter em casa papel que já foi utilizado ou que está sobrando em alguma gaveta, que pode ser desde:

  • jornais velhos
  • revistas ou folhetos de supermercados e lojas
  • papel de embrulho ou de presente
  • pedaços de papelão, cartolina, cadernos e folhas de papel em geral.

Bem, junte tudo o que você precisa para fazer uma boa quantidade de confetes e, para isso somente será necessário:

  • tesoura
  • furador de papel

Foto © Brooke Erb / Pinterest

Para fazer o confete, basta cortar os vários tipos de papel em tiras de cerca de 2-3 cm de largura, sobrepor alguns – o suficiente para conseguir colocar no perfurador e fazer o clássico confete redondo.

Detalhe: existem perfuradores para fazer confetes com formatos diversos como coração, estrelas, flores, entre outros.

Quando os confetes estiverem prontos, guarde-os em sacos ou envelopes de papel para serem utilizados no momento do Carnaval!

Confetes de folhas secas

Uma ideia muito original e super-sustentável é criar confetes com folhas naturais secas.

É, além de tudo, muito aventureira, pois a primeira missão será coletar as folhas secas na natureza, parques, ruas, ou praças. Isso pode ser feito com as crianças, com os cachorros, enfim, com uma expedição familiar.

Feito isso, a próxima etapa é confeccionar os confetes rústicos de folhas secas.

Foto © playcreateexplore

Veja neste vídeo, a garotinha Bia Mourão, dando o exemplo de atitude sustentável, ensinando na prática como fazer confetes de folhas secas com furador de papel.

 

Como as folhas secas têm tonalidades diferentes, isso garantirá cores diversas para estes originais confetes de Carnaval.

Assim como os confetes de papel, os feitos de folhas secas devem ser perfurados com perfurador convencional ou o especial, que perfura em várias formatos.

Faça você mesmo confete ecológico, sustentável a custo zero

Foto © Boutique do Convite/ Pinterest

Faça você mesmo confete ecológico, sustentável a custo zero

Foto © somethingturquoise

Confetes de pétalas de flores

Se você tem flores que lhe foram dadas de presente ou plantadas no jardim ou em vaso, e já estão despetalando, aproveite as pétalas para fazer confetes. Para isso, colete as pétalas, coloque-as em uma bandeja ou prato e deixe-as secar em um peitoril da janela ou ao ar livre para desidratarem ao Sol.

Outra forma de desidratá-las é colocá-las em um desidratador ou forno, principalmente se o dia estiver nublado.

Para desidratar no forno, basta forrar uma assadeira com papel manteiga, colocar as pétalas por cima e deixá-las secar por cerca de 10 minutos, a 180°, até que fiquem ressecadas.

Ao esfriarem, você pode esfarelá-las um pouco, furá-las com o furador ou, ainda, dependendo do tamanho das pétalas, usá-las no formato in-natura. Feitas uma dessas alternativas, coloque os confetes de pétalas em sacos de papel para levar pra folia.

Faça você mesmo confete ecológico, sustentável a custo zero

Foto © whimsicalwonderlandweddings

Agora, para quem não tem perfurador,  a solução para esse problema está neste vídeo, com a utilização da boa e velha tesoura.

Por fim, com essas ideias bacanas, deu para ver que é possível se divertir no Carnaval e pular SEM causar impacto destrutivo ambiental. Isso sim dá alegria e leveza, sem prejudicar a natureza!

Talvez te interesse ler também:

Confete biodegradável: uma ideia genial faça você mesmo

Carnaval: menos luxo e ostentação com zero sofrimento animal

Cachoeiras de Macacu: o 1° Carnaval Sustentável do Rio de Janeiro

Carnaval Sustentável: 10 destinos para curtir com a Mãe Natureza

Bolívia já proibiu o uso de peles e plumas no Carnaval. Veja como apoiar o mesmo no Brasil

Carnaval sem glitter! Este brilho é um perigo para mares e oceanos

Prefeito aloca verba destinada ao Carnaval para inaugurar escola em Colatina-ES




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...