5 de dezembro é Dia Mundial do Solo - 6 motivos para amar o solo em que pisamos

  • atualizado: 
solo

Solo. Devemos literalmente beijar a terra sobre a qual pisam os nossos pés. Mesmo que você nunca tenha pensado nisso, o solo é o lugar onde tudo começa e é capaz de coisas incríveis que às vezes nem ligamos. O solo é a base da produção de alimentos, o solo filtra nossa água, nos ajuda a combater e a nos adaptarmos às mudanças climáticas.

Nem todos sabem, no entanto, que o solo é um recurso não renovável. De acordo com a FAO, leva mais de 1000 anos para produzir apenas um cm de solo.

33% do solo é de moderadamente à altamente degradado, afetado pela erosão, pela perda de matéria orgânica, acidificação, salinização e poluição química. No entanto, a gestão sustentável e as técnicas agrícolas podem reverter essa tendência à degradação e garantir a segurança alimentar global.

Aqui vão 6 motivos pelos quais devemos amar ainda mais o solo em que pisamos

1. AUMENTO DA SEGURANÇA ALIMENTAR

95% dos alimentos são produzidos na terra. Não podemos esperar de conseguir alimentar uma população em rápido crescimento e produzir 50% a mais dos alimentos que precisamos até 2050 se não cuidarmos do solo. O teor de nutrientes da terra afeta diretamente as plantas cultivadas pois os solos trocam nutrientes e água com suas  raízes. Quanto mais saudável for o solo, melhor será a colheita.

2. MAIOR BIODIVERSIDADE

Os solos hospedam um quarto da biodiversidade da Terra. Em outras palavras, grande parte dos organismos vivos vivem na terra. Por sua vez, a biodiversidade é importante para o bem-estar do nosso planeta: ajuda as espécies a sobreviverem e a se adaptarem às mudanças na natureza. É por isso que proteger a biodiversidade ajuda o solo a ser resiliente, adaptável e saudável. A agricultura orgânica, a rotação de culturas e a agricultura da conservação podem preservar a biodiversidade presente no solo.

3. MITIGAÇÃO DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Os solos ajudam a combater e a nos adaptarmos às mudanças climáticas. Se forem geridos de forma sustentável, eles podem desempenhar um papel importante na mitigação do aquecimento global, armazenando carbono e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa para a atmosfera. 

4. MELHORES MEIOS DE SUBSISTÊNCIA

Os solos saudáveis ​​podem proporcionar segurança alimentar, melhores meios de subsistência e reduzir a migração. Mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo perderam suas casas devido a problemas ambientais, incluindo a erosão do solo, a desertificação, o desmatamento e a seca.

5. ÁGUA LIMPA

Os solos são a chave para fornecer água limpa. Eles capturam, armazenam e filtram a água, tornando-a segura. As florestas nas áreas de montanha não só impedem a erosão do solo, mas também garantem água potável de boa qualidade. Além disso, eles armazenam a água, tornando-a disponível para as culturas.

6. MAIS MEDICAMENTOS

Os solos são importantes para a saúde humana. Os antibióticos mais conhecidos são originários das bactérias no solo, incluindo a penicilina. Mais de 500 antibióticos derivam dos micróbios presentes nele.

Tão importante, mas tão explorado, devemos aprender a cuidar do solo no nosso pequeno cotidiano a respeitá-lo, uma vez que, a nossa própria existência na Terra, depende do solo.

5 de dezembro é Dia Mundial do Solo. Compartilhe!