Reaproveitamento de água. Como e por que fazê-lo?


A água é um bem precioso (um ouro azul) indispensável para a vida. Segundo dados da ONU sobre a água, em 2012, um bilhão de pessoas, no mundo, não tinham água potável disponível para consumo! E a tendência é esta estatística crescer, podendo chegar a 3 bilhões, em 2025.

Devido à esta realidade, as Nações Unidas vêm lidando com uma crise global provocada pelo aumento da demanda mundial do uso de recursos hídricos (reservas naturais ou artificiais de água) em atividades,como:

  • agricultura
  • pecuária, para produção, principalmente, de carne
  • comércio
  • indústria
  • assim como a necessidade, cada vez maior, de saneamento básico, em regiões que precisam de abastecimento de água.

Devido as consequências do abuso do uso desse recurso natural, ambientalistas, ecologistas e a própria ONU, estão se mobilizando para levar informação e conscientizar sobre a importância e a necessidade do reaproveitamento e economia na utilização da água.

Cada um de nós pode contribuir, com sua parte, e de várias maneiras, para que essa situação não piore! Como diz, o velho ditado: “Sabendo usar, não vai faltar!”

Por que reaproveitar a água?

A água é um recurso natural, de , para nossa sobrevivência. A humanidade, os animais, as plantas, enfim, toda a natureza deixaria de existir sem esse elemento vital que é a água !

O bem precioso que é a água, nos nutre e nos hidrata, suprindo as necessidades básicas da nossa existência.

Mas, mesmo sendo tão importante a água, em nossas vidas, parece que a humanidade não se deu conta disso! Devido ao , este recurso natural está cada vez mais se esgotando.

Os fatores que desencadeiam a diminuição da água em nosso planeta, estão relacionados com o excessivo consumismo, e com as ações inconscientes de utilização da água.

A solução para minimizar os prejuízos que estão ocorrendo está nas mãos dos governos, mas também em cada um de nós, que podemos agir com atitudes conscientes e responsáveis, evitando o desperdício e má utilização da água. Dessa forma, evitaremos que o meio-ambiente projete os efeitos das ações inconsequentes e inconscientes da humanidade, mostrando escassez e seca.

Através de ações sustentáveis evitamos o desperdício da água, recurso tão precioso e indispensável para nossa vida. A conscientização é um fator importante e nos lembra que a água é um recurso finito e esgotável e que precisamos utilizá-lo com responsabilidade, evitando o desperdício.

As informações e o conhecimento têm levado mais pessoas à praticarem o reaproveitamento da água e buscar para sua reutilização.

A seguir, veremos algumas formas de fazer isso e de colaborar com a vida e o meio-ambiente!

Como reaproveitar a água em casa

O reaproveitamento da água ajuda muito a preservamos esse recurso natural e colabora com uma vida mais sustentável e de qualidade.

A reutilização da água e sua economia resultam em menos gasto de dinheiro e mais economia desse recurso natural. Com essa prática, o menos se torna é mais! Vejamos alguns exemplos:

Reaproveitamento da água da chuva

Reaproveitamento da água da chuva pode ser feito com o uso da tecnologia, utilizando cisternas (depósito ou reservatório subterrâneo) para comportar a água da chuva e filtros para retirar folhas e outros detritos.

Outra forma mais rústica, é utilizar recipientes para armazenar a água da chuva, realizando a sua limpeza, através do processo de decantação (os detritos ficam no fundo, de onde está armazenada, e a parte líquida é escoada através de uma superfície inclinada para outro recipiente).

No ambiente doméstico é possível reutilizar a água, de forma econômica, simples e consciente. Seguem algumas ações:

  • ao ensaboar a louça, mantenha a torneira fechada

  • ao escovar os dentes, abra a torneira só quando for usar a água na escova e na boca

  • lave as mãos, sem demora

  • tome banho, utilizando menos tempo

  • coloque no copo, a quantidade de água que for beber

  • aproveite a água da máquina de lavar na lavagem do quintal, de tapetes, das ferramentas de jardinagem, etc

  • reutilize a água mais limpa de enxágue das louças para lavagem do quintal e outra áreas da moradia

  • a água da chuva pode ser utilizada para regar pequenos canteiros, jardins, limpeza da áreas externas da moradia, lavagem do carro, etc.

Algumas técnicas e métodos de reutilização e economia da água

A tecnologia, que temos disponível no mercado permite a coleta e o reuso da água, de várias formas:

  • a da chuva, como já vimos

  • as utilizadas em pias

  • as do chuveiro

Vejamos, alguns exemplos, de como utilizar técnicas e mecanismos, de reaproveitamento e economia da água:

Reutilização da água do banho

Existem opções para economia de água, através da reutilização da água do banho, reduzindo, assim, o consumo de água. A água do banho pode ser reutilizada para as descargas dos vasos sanitários.

Existem alguns projetos que permitem reduzir o uso da água residencial, em cerca de 30% de consumo.

Alternativas de descarga de privada econômica

  • a caixa de descarga, com um botão duplo de ação, um para urina (3 litros) e outro para fezes (6 litros);

  • descarga com sistemas à vácuo, igual ao utilizado em banheiros de aviões, ônibus, embarcações, etc.;

  • descarga de banheiro seco, muita difundida na Permacultura.

Vejamos alguns mecanismos de economia da utilização da água da descarga da privada, e o reaproveitamento da água do chuveiro para a descarga da privada:

Caixa de descarga da privada com um botão duplo de ação

Os vasos sanitários econômicos (conhecidos como bacias ecológicas) possuem uma caixa acoplada para limitar o volume de água por descarga (por volta de seis litros).

Existem vários modelos disponíveis no mercado, desse tipo de privada. Nos vasos sanitários mais antigos, cada descarga gasta, em torno, de nove a dez litros, e nos sistemas que têm a válvula de descarga na parede (hidroassistida), esse volume aumenta o dobro.

Reservatório de reaproveitamento da água do banho, na descarga da privada

Através de uma estrutura de reservatório e encanamentos, a água que sai do chuveiro é direcionada para a caixa de descarga da privada. Dessa forma, ocorre o reaproveitamento da água do banho, sendo utilizada para a descarga da privada. Esta ação gera uma economia de água de, aproximadamente, 30% ao mês.

Veja, aqui, a planta ilustrada e esquematizada do projeto da confecção e montagem da estrutura para reutilização da água do banho, como água de descarga da privada.

Agora, sabendo que atitudes simples e, em alguns casos, até banais, fazem uma enorme diferença, sem tanto esforço, assim, dá para colaborar para uma vida com mais qualidade, consciência e valorização de um recurso, que recebemos, graciosamente, da Natureza e se, ao consumirmos, desperdiçarmos, demonstramos nossa falta de gratidão à ela!

E, para finalizar, veja no vídeo abaixo, que é uma edição do programa Momento Ambiental, alguns exemplos de técnicas e práticas que evitam o desperdício e permitem o melhor aproveitamento da água.




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...