Nâo à inclusão das florestas brasileiras na compensação de carbono


Florestas para compensação de carbono – offsets – não interessa ao nosso pais. Segundo as ONGs que assinam este documento, as offsets são uma “falsa equivalência” entre o carbono acumulado em florestas e aquele que é gasto ao se consumirem os combustíveis fósseis e podem prejudicar, em muito, o ambiente terrestre permitindo, por outro lado, o aumento do ritmo das emissões de CO2.

Segundo a Agência Brasil mais de 50 entidades protocolaram nos ministérios do Meio Ambiente e das Relações Exteriores, na semana passada (11 de julho), “uma carta em defesa da posição histórica do Brasil contra a inclusão das florestas em mecanismos de compensação de carbono – chamados de offsets”.

“A floresta demora muito mais tempo para absorver carbono do que você demora para queimá-lo. Se eu queimo um barril de petróleo, eu vou demorar muito e muitos anos para uma floresta absorver aquilo, a compensação não é imediata. Tem uma falha no princípio científico da coisa”, explicou Pedro Telles, especialista em Clima da organização não-governamental (ONG) Greenpeace, uma das entidades que assina o manifesto.

“O carbono que está embaixo da terra [combustível fóssil] é um carbono muito menos suscetível a ser emitido. Um carbono que está na floresta é muito vulnerável, porque pode ter um desmatamento, pode ter um incêndio”, acrescentou Telles.

Esta é uma conta de somar que resulta em 0

florestas brasileiras 2

“Nunca são reduções efetivas, pois o que há é a compensação. O que se reduz por meio da não emissão florestal continua sendo emitido em outro setor”, argumentam as entidades.

Uma outra sugestão – hipoteca de florestas

Uma sugestão das ONGs que assinam o documento é “em vez de diminuir suas emissões, países ou empresas poluidoras poderiam fazer uma espécie de “hipoteca das florestas”, a fim de cumprir suas metas por meio do pagamento para plantá-las ou mantê-las em pé”.

Leia aqui, no site do Greenpeace, a íntegra da carta.

Especialmente indicado para você:

EMPRESÁRIOS BRASILEIROS LANÇAM PROPOSTAS PARA ECONOMIA DE BAIXO CARBONO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...