O Nível do Mar vem Aumentando 3 x mais rápido desde 1990


O aumento do nível, global, do mar está acelerando de modo significativo. Ao longo das últimas duas décadas, ele teria se triplicado. Isto é o que revela um novo estudo internacional realizado pela Universidade de Siegen, Alemanha, que também teve a participação de cientistas da Espanha, França, Noruega e Holanda.

De acordo com a análise, a mudança climática ligada à atividade humana está fazendo com que a Terra fique cada vez mais quente. Como resultado, o nível global do mar está aumentando e ameaçando regiões costeiras. A equipe internacional de cientistas liderada pelo Dr. Sönke Dangendorf do Instituto de Pesquisa “Água e Ambiente” da Universidade de Siegen, recalculou os dados da elevação do nível do mar ao longo do século passado, de 1902 a 1990.

Desde 1992, o nível global do mar foi medido por satélites que constantemente observavam toda a superfície conjunta. No entanto, os cálculos dos anos precedentes tiveram sido influenciados negativamente por vários fatores, entre eles a não homogênea presença de estações de medição antes de 1950. Portanto, os estudos existentes sobre o nível do mar podem chegar a resultados muito diferentes. Por isso, a análise dos cientistas alemães se baseou na subdivisão dos oceanos em diferentes regiões, para obter resultados mais precisos.

A nova pesquisa, também com base em observações de satélite e medições de GPS, mostrou que a média do nível global do mar no período 1902-1990 aumentou mais lentamente do que se pensava anteriormente. Porém, os pesquisadores notaram que ao longo dos últimos 30 anos, a taxa de aumento cresceu muito mais rapidamente.

A curva de crescimento era mais plana antes de 1990, mas após esta data passou a subir quase que verticalmente.

O nível do mar está subindo e cresce cerca de três vezes mais rápido em comparação ao que aconteceu no século XX, disseram os cientistas. O impacto humano sobre o aquecimento global é particularmente evidente nas últimas décadas.

“Nossos resultados mostram que o nível do mar é muito sensível às mudanças climáticas. No século XX deveu-se principalmente ao derretimento das geleiras e à expansão térmica da água”, explicou Sönke Dangendorf. “No 21° século, adicionou-se o derretimento das grandes geleiras na Groenlândia e Antártida.”

A pesquisa fora publicada na revista “Proceedings of National Academy of Science” (PNAS).

Leia mais sobre o aumento do nível do mar:




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...