Dia Mundial da Água 2024: Água para a Paz


A água pode criar paz ou gerar conflitos. Quando a água é escassa, poluída ou quando o acesso das pessoas é desigual ou inexistente, a tensão pode aumentar entre comunidades e países.

Mais de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo dependem da água que atravessa fronteiras nacionais. No entanto, apenas 24 países possuem acordos de cooperação para toda a água compartilhada.

À medida que os impactos das mudanças climáticas aumentam e a população cresce, há uma necessidade urgente, dentro e entre os países, de se unirem para proteger e conservar nosso recurso mais precioso.

A saúde pública e a prosperidade, os sistemas de alimentos e energia, a produtividade econômica e a integridade ambiental dependem de um ciclo da água bem-funcionante e gerido de forma equitativa.

Criando um efeito cascata positivo

O tema do Dia Mundial da Água 2024 é “Água para a Paz”.

Quando cooperamos em relação à água, criamos um efeito cascata positivo – promovendo harmonia, gerando prosperidade e construindo resiliência para enfrentar desafios comuns.

Devemos agir sobre a constatação de que a água não é apenas um recurso a ser usado e disputado – é um direito humano, intrínseco a todos os aspectos da vida.

Neste Dia Mundial da Água, todos nós precisamos nos unir em torno da água e usá-la para a paz, lançando as bases para um amanhã mais estável e próspero.

Campanha Dia Mundial da Água 2024

Campanha Dia Mundial da Água 2024

Mensagens-chave para o Dia Mundial da Água 2024

  • A água pode criar paz ou gerar conflitos. Quando a água é escassa ou poluída, ou quando as pessoas lutam pelo acesso, a tensão pode aumentar. Ao cooperar em relação à água, podemos equilibrar as necessidades de água de todos e ajudar a estabilizar o mundo.
  • A prosperidade e a paz dependem da água. À medida que as nações lidam com as mudanças climáticas, a migração em massa e a instabilidade política, elas devem colocar a cooperação em relação à água no centro de seus planos.
  • A água pode nos tirar da crise. Podemos promover a harmonia entre comunidades e países, unindo-nos em torno do uso justo e sustentável da água – desde convenções das Nações Unidas a nível internacional até ações a nível local.

Dia Mundial da Água 2024

A campanha para o Dia Mundial da Água, 22 de março de 2024, já está no ar. O tema deste ano discute o papel crítico que a água desempenha na estabilidade e prosperidade do mundo.

O Dia Mundial da Água é uma celebração coordenada pelas Nações Unidas (ONU) por meio do UN-Water. Todos os anos, ele conscientiza a população sobre um importante problema relacionado à água e inspira ações para enfrentar a crise da água e do saneamento.

Talvez te interesse ler também:

A batalha pela economia de água na indústria de alimentos

O impacto do Veganismo na preservação do meio ambiente

Nossas Águas Brasileiras e as Multinacionais que as Saqueiam




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...