Ecosia: uma espécie de Google ecológico, que planta uma árvore para cada pesquisa


Não adianta nada bradar que o meio ambiente é degradado pelo homem e não tentar agir para mudar isso. Claro que, individualmente, não vamos mudar o mundo, porque (temos que ser realistas) há empresas, respaldadas por políticos, que pouco se importam com o meio ambiente, mas as nossas pequenas mudanças ajudam, sim, a fomentar que outras façam os seus negócios pensando em formas alternativas de contribuição.

Pense, por exemplo, em algo que você usa todo o dia, como a internet. Provavelmente, você utiliza o mais popular site de buscas do mundo, o Google. Tudo bem que as pesquisas dessa empresa facilitam bastante as nossas vidas, mas ela também lucra muito com isso. Será que o lucro do Google está conectado com as suas ações em prol do meio ambiente? A gente nem para para pensar nesse tipo de coisa, ainda mais quando se trata de algo tão cotidiano.

Uma busca, uma árvore

Mas saiba que existe um buscador preocupado em ser sustentável. É o Ecosia, um portal onde a cada busca uma árvore é plantada. Desde que foi lançado, em 2009, a empresa alemã já plantou mais de 3 milhões de árvores no mundo todo. Esse número equivale a cerca de uma árvore plantada a cada 12 segundos. O negócio da Ecosia é destinar a sua receita extra para plantar árvores, valor que já chegou a quase 80 mil dólares, o correspondente a 80% do lucro total da empresa, segundo o site português Shifter.

O site conta a quantidade de árvores plantadas através das pesquisas que são feitas nele em tempo real. Em apenas 10 segundos de pesquisa, é possível plantar uma árvore.

A ideia de um buscador ecológico nasceu da CEO da empresa Christian Kroll, após uma viagem à Ásia e América do Sul, onde teve mais contato sobre o tema da desflorestação e o seu impacto nas alterações climáticas. O portal foi desenvolvido junto com o Yahoo e o Bing.

Para usar o Ecosia é muito fácil. Basta acessar ecosia.org ou instalar a extensão do Chrome para torná-lo o seu buscador pré-definido.

Como diz o site Sapo, o mais impressionante é que uma equipe de apenas 11 pessoas conseguiu fazer dar certo um projeto sustentável que grandes empresas não conseguem (ou não querem) implementar.

Você pode usar o Ecosia sem medo de ser feliz. Ele funciona superbem com uma ótima velocidade.

Seja ético!

Que tal começar a apoiar esse projeto ético e passar a ajudar o meio ambiente. Atitudes como essa fazem um bem danado, porque provocam uma reação em cadeia, provocando outras empresas a pensarem em alternativas que favoreçam o meio ambiente, em vez de destruí-lo.

Especialmente indicado para você:

PLANTAR UMA ÁRVORE PARA CADA BEBÊ QUE NASCE

NA ÍNDIA, 111 ÁRVORES PARA CADA MENINA QUE NASCE




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Mauro
    Publicado em 19/12/2020 às 4:29 pm [+]

    Eu já utilizo Ecosia e sou um simpatizante da ideia, porém gostaria de obter mais informações, do tipo: Onde estão sendo plantadas as árvores;
    Filmagens do plantio;


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...