As florestas estão literalmente prendendo a respiração, diz estudo


As florestas, juntamente com os oceanos, são consideradas os pulmões da Terra e infelizmente agora, por causa das mudanças climáticas elas estão, literalmente, prendendo a respiração.

De acordo com um novo estudo, o aquecimento global está colocando em dificuldade a sobrevivência das florestas. O estudo em questão verificou o quanto as florestas têm sido importantes na diminuição do aquecimento global como “sequestradoras de carbono” desde 1998 a 2012.

Os pesquisadores mostraram que a capacidade das florestas em removerem o dióxido de carbono da atmosfera, revelou-se muito eficaz nos 14 anos que compreendem este período. É sabido que os ecossistemas da Terra como os oceanos e as florestas, são capazes de neutralizar os impactos negativos do uso de combustíveis fósseis através da remoção do dióxido de carbono da atmosfera (o sequestro de carbono). No entanto, os pesquisadores estão incertos sobre a maneira pela qual, precisamente estes ecossistemas, irão responder às futuras mudanças climáticas. Eles se perguntam se as florestas e os oceanos serão capazes de reter mais CO2 ou se eles começarão a liberar maiores quantidades deste gás na atmosfera.

O estudo revelou que a quantidade total do carbono sequestrado por estes ecossistemas diminuiu durante os períodos de rápido aquecimento e aumentou em tempos de aquecimento mais lento.

Na opinião dos pesquisadores, as florestas estão, literalmente, prendendo a respiração, e ainda não sabemos o que vai acontecer nos próximos anos.

Mais estudos serão necessários para entender este procedimento.

Por ora, permanece o alarme pela conscientização dos efeitos do aquecimento global para darmos um fim total ao desmatamento, às queimadas, à queima de combustíveis fósseis (carros e indústrias) e às atividades que mais contribuem para o aumento dos níveis de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera e contribuem para o aquecimento global.

O estudo foi publicado na Nature Climate Change.

Leia mais sobre poluição e aquecimento global:

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA REDUZIR AS EMISSÕES DE CO2?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...