A Terra morrendo de calor: 2016, o ano mais quente da história


Da NASA e da NOAA chega a confirmação. 2016 foi o ano mais quente da história, desde que começaram as medições sistemáticas das temperaturas. Fala-se então de três anos de calor recorde consecutivo, 2014-2015-2016.

As alterações climáticas e o aquecimento global – agora ninguém mais nega, nem mesmo o Secretário de Estado de Donald Trump – estão associados com as atividades humanas. As emissões de dióxido de carbono fora do controle e a consequente acidificação dos oceanos estão colocando em risco as condições climáticas normais.

Ainda que o clima pareça estar se resfriando, como a neve em lugares raros na Itália, infelizmente, o clima está virado de cabeça para baixo, e se a humanidade não assumir a responsabilidade pelo que está acontecendo, a situação só vai piorar.

Em 2016, a temperatura média na superfície da Terra e nos oceanos resultaram superiores aos 0,94 graus Celsius acima da média do século XX. É o que emerge de uma análise nos banco de dados do National Climatic Data Centre, que mede as temperaturas desde 1880.

2016, juntamente com 2014 e 2015, formam a tríade dos últimos anos mais quentes da história.

E assim, multiplicam-se os eventos extremos, secas, inundações, intensas e súbitas transições do sereno ao mau tempo.

De acordo com a WWF, agora mais do que nunca, há a necessidade de uma ação urgente. A mensagem de Paris em 2015 que resultou na que entrou em operação um ano depois, em dezembro de 2016, precisa agora tomar corpo.

Apesar do impulso global para enfrentar esta crise, os dados revelam que já chegamos a um grau mais de temperatura da superfície da Terra, ao longo do período pré-industrial, enquanto o Acordo de Paris é um compromisso de que os Estados façam todo o possível para manter a temperatura abaixo dos 1,5°C a mais na temperatura da Terra.

Leia mais sobre mudança climática:

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA REDUZIR AS EMISSÕES DE CO2?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...