Relatório indica recorde de calor e de derretimento de gelo no Ártico

  • atualizado: 
Recorde de calor no Ártico

Não somos apenas nós, aqui no Brasil, que sentimos os efeitos do calor excessivo no verão. Aliás, o calor que nós sentimos aqui é devido ao aquecimento global, que afeta todo o planeta, inclusive, em uma de suas regiões mais frias, o Ártico.

Em 2015, o Ártico atingiu a maior temperatura registrada, por causa de um ar quente que causou o derretimento de gelo e de neve, além de ter ocorrido um congelamento tardio no outono, segundo informado pela UOL.

A constatação, feita por 61 cientistas de todo o mundo, foi publicada em um relatório no Arctic Report Card 2016 e emitida pela Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês).

O período avaliado pelo relatório vai de outubro de 2015 a setembro de 2016, quando "a temperatura média anual do ar no Ártico sobre a superfície terrestre foi a mais alta do registro observacional".

De acordo com Jeremy Mathis, diretor do Programa de Pesquisa do Ártico da NOAA, esse sinal de aquecimento persistente e seus efeitos sobre o meio ambiente no Ártico é extremamente raro.

A gravidade do aquecimento no Ártico

Os efeitos do aquecimento global no Ártico ocorrem duas vezes mais rápido do que no restante do planeta. As razões para isso são a queima de combustíveis fósseis, que contribui para a liberação de gases de efeito estufa, e o El Niño, que acabou no meio do ano.

Em relação a 1900, a temperatura anual do ar sobre a superfície terrestre do Ártico foi 3,5°C maior em 2015.

Na Groenlândia, o gelo diminuiu e perdeu massa, tendência que vem sendo registrada desde 2002, ano em que se iniciaram as medições por satélite.

Leia mais: VÍDEO MOSTRA COMO A GROENLÂNDIA ESTÁ DERRETENDO

E tem gente que ainda acredita que o aquecimento global não existe!

Especialmente indicado para você:

OS PERIGOS DO TURISMO NO MAR ÁRTICO

GELO DO ÁRTICO: EM SETEMBRO, O SEXTO MÍNIMO HISTÓRICO DESDE 1978

O URSO-POLAR DESNUTRIDO: AS TERRÍVEIS CONSEQUÊNCIA DO DERRETIMENTO DO GELO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!