Passaporte Verde 2014: união entre turismo, sustentabilidade e Copa

Passaporte Verde 2014

Eu cuido do meu destino” é a nova campanha, que pretende aproveitar o período da Copa do Mundo no Brasil para mobilizar turistas e empresários, a fim de promover a adoção de comportamentos mais sustentáveis.

Essa iniciativa é parte do programa Passaporte Verde, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), em parceria com os ministérios do Meio Ambiente, Esportes, Turismo e Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Também são parceiros nessa campanha, a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo – BRAZTOA, a Associação de Hotéis Roteiros de Charme, e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

Passaporte Verde deverá oferecer:

• um portal interativo;

• um aplicativo móvel;

• estratégias de mobilização nas redes sociais.

Viajantes interessados em conhecer roteiros turísticos sustentáveis, encontrarão no novo site uma série de opções de passeios que estimulam práticas responsáveis nas doze cidades-sede da Copa. São reunidos 60 roteiros sustentáveis ao todo, sendo capazes de oferecer ao turista engajado, a oportunidade de comentar e compartilhar suas experiências durante o Mundial.

Tratam-se de atividades que respeitam o meio ambiente e a cultura local e, ao mesmo tempo, promovem o desenvolvimento socioeconômico das comunidades regionais.

Principais roteiros do Passaporte Verde 2014

Belo Horizonte

Na capital mineira, temos Inhotim - Brumadinho e as Rotas das Grutas de Peter Lund, por exemplo; além do relevo exuberante e seus pontos turísticos.

Curitiba

Em Curitiba, por exemplo, os turistas podem conhecer parques e praças da cidade a pé ou de bicicleta durante metade de um dia.

Natal

Já em Natal, a sugestão é para curtir a noite. Existem boas atrações que permitem aos visitantes conhecer através dos ritmos e letras das músicas um pouco da identidade local e dos costumes regionais.

Manaus

A opção é fazer um passeio de um dia por Anavilhanas, o segundo maior arquipélago fluvial no mundo. O passeio é feito de canoa, além da oportunidade de mergulhar com botos e alimentá-los na comunidade Santo Antônio.

Outras sugestões valem para os turistas antes da viagem. O portal indica o que levar na mala e como deixar sua casa, retirando aparelhos eletrônicos das tomadas, por conta da economia de energia, por exemplo. E, na hora de comer, a dica é optar por alimentos saudáveis, aproveitando as frutas da estação e evitando o desperdício.

Jornadas de sustentabilidade

Além de todo o projeto, para engajar hotéis, bares e restaurantes em práticas ecoeficientes, há as Jornadas de Sustentabilidade, workshops realizados nas cidades-sede, com objetivo de estimular o setor de turismo brasileiro a adotar práticas sustentáveis de produção e serviços.

Durante o seminário, especialistas em consumo e produção sustentável do Pnuma abordam como boas práticas de produção e gestão de negócios podem trazer resultados efetivos para tais empreendimentos.

Vamos divulgar aos nossos amigos que irão assistir aos jogos, para aproveitarem e fazerem ecoturismo nas cidades-sede?!

Fonte foto: passaporteverde.gov.br