Veja a programação da Semana do Meio Ambiente

programação da Semana do Meio Ambiente

Entre os dias 2 e 6 do mês de junho, comemora-se a Semana do Meio Ambiente. Evento importantíssimo no calendário brasileiro da sustentabilidade, será marcado por uma série de atividades, em várias regiões do país.

Rio de Janeiro

Entre ontem e hoje, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) é palco de diversos debates sobre proteção do meio ambiente, biodiversidade e enfrentamento das mudanças climáticas planetárias. Na ocasião, haverá ainda a entrega de uma premiação, chamada: Selo Baixo Carbono – reconhecimento que ganhou força com a Copa do Mundo – e ainda a assinatura do convênio, com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), sobre a cooperação de promoção de dados e informações sobre o herbário do JBRJ, em escala global.

Brasília

No Distrito Federal, outra premiação. Trata-se do Prêmio Melhores Práticas da Agenda Ambiental na Administração Pública, que, pelo quinto ano consecutivo, se consolida como uma das melhores iniciativas de reconhecimento, dentro desse segmento. Em paralelo, corre o 8º fórum sobre o tema da premiação, bem como a celebração de diversos contratos de concessão florestal.

Hoje, um debate com o nome Produção e Proteção: Os desafios da Transição para uma Produção Agropecuária Sustentável e uma Economia de Baixo Carbono no Brasil; certamente, muito relevante, porque diversos especialistas e autoridades, além de ONGs discutem sobre as escolhas do Ministério do Meio Ambiente para seu planejamento estratégico entre 2014 a 2022.

Sergipe

Na Orla da Atalaia, próximo ao Oceanário, a Companhia de Saneamento do Sergipe (Deso), oferecerá uma programação muito especial e educativa. O evento, Circo Ecológico, tem promoção da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, e apresentará um estande na área do evento, com exposições e doação de mudas de plantas. Serão disponibilizadas informações sobre economia e uso inteligente de água, além do funcionamento do saneamento básico. A visitação durante a semana ocorrerá sempre entre 8h e 22h. Nos dias 07 e 08 haverá ainda o Torneio Aquático Ambiental.

Pará

Em Belém, nos dias 03 e 04, haverá o evento “Agricultura Familiar no contexto da Educação Ambiental e Segurança Alimentar”, com apoio da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciepa) e a palestra “A importância do fortalecimento da governança das cadeias e arranjos produtivos locais para a Agricultura Familiar”, em 04/06 entre 10h e 11h. Esse tema será apresentado, sob o olhar da importância do diálogo entre empresários e instituições públicas para fazer com que a agricultura familiar ganhe força no mercado.

Outro ponto alto da Semana do Meio Ambiente na região será no dia 04/06, quando haverá a apresentação do painel “Tecnologias Sociais ligadas à agricultura familiar”, que discorrerá sobre as Tecnologias Sociais do estado, destacando o reaproveitamento e captação de águas fluviais e pluviais.

Para maiores informações sobre a programação da Semana, visite o site do Ministério do Meio Ambiente, clicando aqui.

Aproveite a semana para fazer bem à Terra. Leia Os R’s da sustentabilidade e comemore com a gente :)

Fonte foto: freeimages.com