Os 5 R’s da sustentabilidade

Reduzir

O lixo (resíduos sólidos) é um dos grandes problemas ambientais da atualidade, e o primeiro passo para diminuir a quantidade de lixo é reduzir o que consumimos. Muitas vezes, por impulso, compramos coisas das quais não precisamos.

Leia também: Mais da metade dos brasileiros compram por impulso

Conheça os 5 R’s da sustentabilidade e aplique este conhecimento no seu dia a dia:

reduzir agua

Reduzir

Reduzir é a primeira atitude do consumo responsável. É importante questionar-se a respeito da real necessidade de adquirir algum produto ou serviço. Optar por produtos de maior duração ou reutilizáveis e abolir o consumismo evitará o desperdício e diminuirá a quantidade de resíduos gerados. Para começar tente reduzir o uso de embalagens comprando produtos a granel, compre menos e troque mais brinquedos e roupas de crianças, não compre aparelhos eletrônicos só porque estão na moda, apenas troque em caso de não haver mais possiblidade de conserto. Que tal optar por uma vida minimalista? Veja como no link abaixo.

Leia também: Praticando o desapego: histórias inspiradoras de pessoas que vivem com pouco

Repensar

Repense na sua forma de consumo, adote mudanças positivas. Antes de ir às compras liste o que for necessário e tente não escapar da lista; incentive sua família a colaborar com o consumo responsável; incentive a troca, a reciclagem e o reuso e evite a aquisição sem necessidade de novos produtos.

Leia também: Ensine as crianças a dizerem não ao consumismo

Reutilizar

Dê uma segunda chance ao que se tornaria lixo. Após reduzir e repensar o que consumimos, podemos reutilizar as coisas antes de jogá-las fora. Garrafas pet, pneus, pallets, além de muitos outros produtos que costumam virar lixo, podem se transformar em lindos móveis, arranjos, brinquedos. Na hora de reaproveitar, usar a criatividade é a melhor escolha.

Leia também: 10 ideias super originais para reutilizar sua meia-calça velha

Reciclar

recicle materiais

Muitos materiais podem ser reciclados e cada um por uma técnica diferente. O reciclar se difere do reutilizar pois coloca o objeto em um novo ciclo de produção – o que é mais econômico e sustentável do que começar o ciclo do zero. O ato de reciclar além de ajudar na geração de empregos, economiza energia e diminui a exploração dos recursos naturais.

Leia também: Seleção da sustentabilidade: Catadores são convocados para a Copa

Recusar

Recuse consumir produtos que geram impactos socioambientais significativos como as exageradas sacolinhas oferecidas em supermercados, o uso de copos descartáveis e o famoso “papel toalha” para secar as mãos (lembre-se duas folhas são, realmente, suficientes para secar as mãos completamente).

Leia também: Sacolinhas plásticas nos supermercados, você é a favor ou não?

A adoção dessas ações práticas, no dia a dia, pode propiciar a redução do nosso impacto sobre o planeta:

* Ajuda a reduzir a extração de recursos naturais;

* Diminui a quantidade de resíduo gerado nos aterros - o que ajuda a aumentar a vida útil do aterro;

* Intensifica a economia local por ações de sucateiros, catadores, artesãos etc;

* Ajuda a reduzir os gastos do poder público com o tratamento de lixo; e

* Colabora na redução do uso de energia nas indústrias.

Veja que vídeo bem informativo feito pelo Instituto AKAtu:

Fonte foto capa: freeimages.com