Série mostra o legado que não se cumpriu: a Baía poluída na Rio 2016


Embora o Brasil esteja ganhando algumas medalhas nestes Jogos Olímpicos Rio 2016, o país está muito longe de ganhar uma na questão ambiental, sobretudo em relação ao que era esperado para as Olimpíadas.

Uma das promessas para os Jogos era a recuperação da Baía de Guanabara, o que não aconteceu. Para falar sobre esse problema que aflige há anos a cidade do Rio de Janeiro, foi produzido o documentário TOXIC GUANABARA. A série de três episódios conta, sob o ponto de vista de pessoas que têm uma relação íntima com a Baía da Guanabara, o fracasso na gestão desse recurso hídrico, além de mostrar a realidade às suas margens e revelar as disputas do poder econômico.

No primeiro episódio, o biólogo Mario Moscatelli desnuda a ineficiência governamental para despoluir a Baía e como os seus esforços foram por água abaixo nesse projeto. O biólogo já sobrevoou a área várias vezes para mostrar a gravidade da poluição no local.

Embora a Baía da Guanabara seja uma pequena porção de água de apenas 380 quilômetros quadrados, ela foi e continua sendo alvo de batalhas. O nome da cidade Rio de Janeiro tem origem aí, apesar de a Baía ter sido confundida com a foz de um rio.

A capital do Brasil cresceu e a Baía de Guanabara passou a ser o esgoto do Rio, onde antes se refugiavam tartarugas, golfinhos e baleias. Hoje, as águas da Baía são um esgoto sem tratamento e o local de despejo de lixo de uma cidade com mais de dez milhões de pessoas. Sem falar nos resíduos tóxicos de indústrias, principalmente da petroquímica.

Infelizmente, a promessa do governo brasileiro de despoluir em 80% a Baía de Guanabara de 2009 até 2016 para os Jogos não se concretizou. A grande chance de a cidade poder limpar as suas águas e seu nome ambientalmente foi para o esgoto, ou seja, ficou onde já estava. A estratégia de marketing foi só para gringo ver, pois em 2015 as autoridades assumiram que não haviam cumprido a sua promessa para os Jogos.

O TOXIC GUANABARA é um projeto audacioso e corajoso que mergulhou na Baía de Guanabara para investigar a fundo os problemas sociais e ambientais desse espelho que reflete o Rio de Janeiro.

O Canal GNT começou a exibir a série nesse último sábado. Mas você pode assisti-la nos vídeos abaixo, disponibilizados no Youtube.

Especialmente indicado para você:

RIO DARÁ INICÍCIO ÀS OBRAS PARA A DESPOLUIÇÃO DA BAÍA DE GUANABARA




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...