5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente

dia-mundial-do-meio-ambiente-2016

Hoje, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente (DMA), uma boa ocasião para se lembrar da importância de respeitar e preservar o planeta em que vivemos, colocando em prática os preceitos que sabemos importante seguir.

Instituído em 1972 pela Organização das Nações Unidas, a data também representa o dia das pessoas se tornarem os agentes das mudanças que queremos, para garantir um futuro digno às próximas gerações.

Todos os anos, o DMA é organizado no mundo inteiro em torno de um tema de relevância ambiental urgente. Na edição 2016 o tema é o tráfico ilegal de vida selvagem, tendo como slogan “Lutar pela Vida Selvagem” na tentativa de encorajar a todos a enfrentar e a vencer o problema do comércio ilegal de animais silvestres. E o país anfitrião desta edição é, justamente, Angola, onde infelizmente o problema da caça furtiva é grande.

Rinocerontes, elefantes, tigres, gorilas, tartarugas marinhas e tantos outros animais lindos e icônicos, estão em perigo por causa do tráfico ilegal de produtos de vida selvagem que coloca a biodiversidade da Terra em apuros. A matança e o tráfico ilegal também destroem economias, geram corrupção, insegurança e alimentam o crime em todo o mundo.

O que as pessoas podem fazer? As pessoas devem saber sobre o mal que o tráfico de animais causa. Parece incrível mas muita gente ainda não sabe que comprar objetos feitos de chifre de elefante, bolsas de couro de jacaré, serpentes, animais para “enfeitar” suas casas, colocam em risco toda a vida na Terra. Falta mais consciência e falta mais ação por parte dos governos na luta contra este mal. Leis mais rígidas devem ser introduzidas assim como mais consciência deve ser espalhada para que possamos vencer esta luta.

Hoje, 5 de junho de 2016, é um dia especial de celebração de todas as espécies ameaçadas. “Quem quer que seja, e onde quer que viva, mostre tolerância zero em relação ao tráfico ilegal de vida selvagem com uma palavra ou uma ação, e faça a diferença”, como pede o site oficial do DMA.

Leia também:

CAMPANHA CHOCANTE MOSTRA A CRUELDADE POR TRÁS DE ARTIGOS DE LUXO

CRIMES AMBIENTAIS FINANCIAM GRUPOS TERRORISTAS

CHIMPANZÉS, BONOBOS, GORILAS E ORANGOTANGOS SOFREM COM O COMÉRCIO ILEGAL