Abril fervendo: é pela 3ª vez consecutiva, o mês mais quente de todos os tempos

clima-recorde-abril

Novo recorde de temperaturas em abril. Se os dados registrados até agora já tinham chegado aos mais altos picos, o mês que acabou de terminar foi o mês mais quente da história.

A febre da Terra não baixa. É o que revelam os mais recentes dados fornecidos pela NASA, que mede a tendência da temperatura em uma base mensal, confirmando que 2016 será o ano mais quente da história.

Entre 1951 e 1980 a temperatura média global esteve 1,11°C acima das registadas nos meses de abril, no período de referência.

Desde quando, em fevereiro, percebeu-se estes três meses recordes de calor, os cientistas começaram a falar em emergência climática.

abril clima 2

O novo recorde superou o período anterior de 2010, em 0,24° C. Também os últimos meses registraram temperaturas recordes: janeiro - 1,11 graus, fevereiro e março 1,33 e 1,29 acima da média.

O ar quente trazido pelo El Niño pode ter contribuído para este superaquecimento, mas o fenômeno não pode ser a única causa que vem empurrando o acelerador do aquecimento global.

De acordo com o climatologista da Nasa, Gavin Schmidt, se continuarmos neste ritmo, há 99% de chance de 2016 vir a ser o ano mais quente já registrado de todos os tempos.

abril clima 1

As temperaturas recordes estão amplamente desencadeando seus efeitos sobre os ecossistemas ao redor do mundo. Na Austrália, 93% dos recifes foram afetados pelo problema do branqueamento de corais, ou seja, a morte dos pólipos responsáveis pela construção dos recifes, cujas causas se dão aos problemas ambientais.

A Conferência do Clima em Paris, a Cop21, abriu o caminho para limitar o aumento global das temperaturas mas, enquanto se decide sobre o que fazer, o planeta continua esquentando perigosamente. Todos estamos sentindo.

Leia também:

seta

5 ILHAS SUMIRAM NO PACÍFICO ENTRE 1947 E 2014

seta

10 ANIMAIS EM EXTINÇÃO QUE PODEM DESAPARECER AINDA ESTE ANO

seta

UM INFOGRÁFICO PARA ACABAR COM O CETICISMO QUANTO ÀS CAUSAS DO AQUECIMENTO GLOBAL