Desmatamento e Degradação Florestal zero até 2020

Desmatamento e Degradação Florestal zero até 2020

Nesta semana, a Rede WWF, lançou a versão em português do quarto capítulo do Relatório Florestas Vivas. O relatório tem por objetivo catalisar o debate sobre o papel e o valor das florestas no futuro, quando a humanidade terá que adequar seu modo de vida aos limites ecológicos do planeta, compartilhando seus recursos de forma equilibrada.

As florestas garantem o necessário equilíbrio ecológico, abriga animais e plantas e é cada vez mais reconhecida como um espaço de importância fundamental para a manutenção dos valores naturais e para a melhora da qualidade de vida das populações. Nos próximos anos, as florestas sofrerão uma enorme pressão ambiental, e foi diante deste cenário que surgiu a preocupação de pôr um fim ao desmatamento.

O quarto capítulo, Florestas e Produtos Madeireiros, indica caminhos para atender a demanda por produtos de madeira levando em conta que os recursos do planeta são finitos. Nele são abordados os diversos valores e usos da madeira com relação às alternativa de materiais; as demandas atuais e futuras pelos produtos madeireiros; a relação entre a produção e a conservação e várias opções de produção madeireira. São apresentadas soluções gerais para a humanidade otimizar o uso e os benefícios da madeira sem diminuir o capital natural mundial de florestas.

Os três primeiros capítulos do Relatório Florestas Vivas foram publicados em 2011. Os dois primeiros foram focados em Florestas e Energia, e o terceiro abordou Florestas e Clima, que destacou a redução das emissões resultantes do desmatamento e da degradação Florestal como prevenção do descontrole das mudanças climáticas.

O Desmatamento e a degradação florestal líquida zero são as metas principais do Relatório Florestas Vivas, a proposta é alcançar isso até 2020 nas regiões prioritárias, o que reflete a grandeza e a urgência com que precisamos enfrentar as ameaças à biodiversidade florestal e ao clima do mundo.

Fonte foto: freeimages.com