5 acontecimentos de 2015 mostraram que a mudança climática é real

Ao menos do ponto de vista governamental mundial, com o Acordo realizado em Paris na COP21, parece não haver mais dúvidas de que a mudança climática já está em curso. Ainda assim há quem acredite que tudo seja uma farsa. Mas no nosso dia a dia as mudanças do clima se notam, e como! Vejamos os 5 acontecimentos de 2015 que expõem esta realidade.

1. Crise Hídrica


O assunto não é mais uma novidade, principalmente para o povo do sudeste que sentiu na pele pela primeira vez de forma contundente, o que é viver sem água. Contribuem para a crise seja a falta de chuvas seja a degradação humana causada pelo desmatamento nos entornos das fontes d’água, rios, mananciais...
E a expectativa futura ainda é ruim. Falta investir muito mais.

Leia também: MENOS PERDA, MAIS ÁGUA: CAMPANHA VISA A EFICIÊNCIA DO SISTEMA HÍDRICO

2. Cada vez mais quente


2015 foi o ano mais quente de todos os tempos e povos do mundo inteiro sentiram isso. O asfalto se derreteu na Índia. No Brasil não houve inverno e vem aí o verão com alertas de todos os tipos, inclusive de propagação de epidemias.

3. Enchentes

No Rio Grande do Sul, o rio Guaíba subiu 2,8 metros no ano passado alagando diversos pontos na cidade de Porto Alegre. Em Santa Catarina enchentes causaram perdas de R$500 milhões. No Paraná, tornados levaram destruição em Marechal Rondon. De um lado do Brasil, secas, e de outro, inundações.

4. Desertificação

A falta de água no solo causa a desertificação, processo no qual o ambiente vai se modificando e se transformando em paisagem árida. Dados da NASA mostraram no Sudeste do Brasil uma perda de 56 trilhões de litros d’agua e no Nordeste, 49 trilhões.

5. Espécies em extinção

Com tantas mudanças nos habitats naturais de diversas espécies, a biodiversidade sofre no mundo inteiro. Das renas na China à vida marinha, a Terra parece mesmo estar entrando em fase de extinção em massa.

Leia também:

UM INFOGRÁFICO PARA ACABAR COM O CETICISMO QUANTO ÀS CAUSAS DO AQUECIMENTO GLOBAL

Fonte e fotos: nqm.com.br

Fonte foto capa: shutterstock.com