Precisamos combater o Super El Niño para salvar vidas


O mais intenso El Niño dos últimos tempos já causa impactos severos em várias partes do mundo, mais especificamente na região do Pacífico, tendo a Papua Nova Guiné como o país mais atingido até agora, segundo informações do grupo Oxfam em relatório recentemente divulgado. Os efeitos sentidos pela região até agora são secas, chuvas fortes e inesperadas, e geadas trazidas pelo El Niño. Esses lugares precisam de ajuda para salvar vidas.

O grupo Oxfam afirma que precisa de ajuda internacional para salvar mais de 4,7 milhões de pessoas que sofrem com a fome, pobreza e doenças que são consequências diretas do fenômeno climático.

“Esta é uma crise em escala global”, afirma o relatório Early Action on Super-charged El Nino Vital to Save Lives. “O atual El Niño é um dos mais fortes já registrados, o que que quer dizer que devem ocorrer condições meteorológicas extremas, que vão ameaçar a segurança alimentar das populações, a vida e o modo de subsistência”.

O que é o El Niño e qual sua atual extensão?

O El Niño é um fenômeno meteorológico resultado do aquecimento das águas do Oceano Pacífico que gera diversas alterações no clima de vários países do mundo.

O Centro de Previsão do Clima (CPC), que monitora as ações do El Niño todos os anos, afirmou com antecedência que o aquecimento nas zonas de monitoramento nas áreas equatoriais do Pacífico estava acontecendo em nível maior do que o registrado desde que a observação histórica começou em 1950.

As ocasiões iguais ou superiores em que o El Niño foi registrado com tamanha força ocorreu em três momentos apenas: 1972-73, 1986-88 e 1997-98.

E o El Niño, que ainda deve durar, até abril de 2016, já começou a causar entregar os danos prometidos em decorrência de sua força maior do que o comum. E é por isso que as áreas do Pacífico que mais devem sofre com as anomalias temporais, precisam da ajuda internacional para salvar as vidas dos moradores que sofrem com o fenômeno.

Talvez te interesse ler também:

Fonte foto: wikimedia.org




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...