Monsanto será “processada” por crimes contra o ambiente e a humanidade

  • atualizado: 

monsanto tribunal

Monsanto, a multinacional produtora de sementes geneticamente modificadas e do herbicida Roundup, em breve se encontrará em julgamento sob a acusação de crimes contra o meio ambiente e a humanidade.

O julgamento contra a Monsanto terá lugar em Haia, de 12-16 outubro de 2016. Apesar de real, a iniciativa não tem caráter legal, é simbólica. Entre os seus organizadores estão Vandana Shiva, a Associação Navdanya, a Organic Consumers Association, a Federação IFOAM e dezenas de outras organizações e grupos ambientalistas, sociais e de cidadãos.

Acredita-se que a Monsanto seja responsável por um verdadeiro ecocídio. O ponto culminante do processo será o próximo 16 de outubro, por ocasião do Dia Mundial da Alimentação. Os autores do processo salientam que a Monsanto, nas últimas décadas, vem realizando produtos altamente tóxicos que têm prejudicado o ambiente e causado a morte de milhares de pessoas. São eles:

  • PCB: substância que coloca em risco animais e a fertilidade humana.
  • 2,4,5-T: componente que foi usado para a produção do Agente Laranja durante a Guerra do Vietnã e continua causando câncer e malformação congênita.
  • Roundup: o herbicida mais utilizado no mundo, fonte de escândalos e de grave ameaça à saúde ambiental. É um herbicida à base de glifosato, uma substância agora reconhecida pela OMS como um provável carcinógeno.
  • Lasso: um herbicida agora proibido na Europa.

A ação contra a Monsanto será baseada nos princípios dedicados às empresas e aos direitos humanos adotados pela ONU em 2011. Será solicitado o reconhecimento do crime de ecocídio e a responsabilidade criminal da multinacional pelos danos causados ​​à população.

No trabalho para avaliar o desempenho da Monsanto estarão advogados e juristas verdadeiros, mas o veredicto final não terá um valor legal. A esperança é que o tribunal sirva para conscientizar e abrir os olhos de quem ainda defende a empresa que, quem sabe um dia, pagará realmente pelos seus crimes cometidos contra o ambiente e a humanidade?!

Para mais informações visite aqui o site oficial da iniciativa, a Monsanto Tribunal, e assista ao vídeo abaixo.

Talvez te interesse ler também:

seta10 PRODUTOS NOCIVOS À SAÚDE E AO AMBIENTE, CRIADOS PELA MONSANTO

setaOMS: 5 AGROTÓXICOS CLASSIFICADOS COMO CANCERÍGENOS PARA OS SERES HUMANOS

setaGLIFOSATO, A ESTRELA DOS AGROTÓXICOS, PROIBIDA NO SRI LANKA

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!