Leonardo DiCaprio em Paris: a COP21 é a última chance para salvar o clima


Leonardo DiCaprio está em Paris para fazer pressão por um acordo global vinculativo. Após doar grandes somas de dinheiro para a conservação de animais marinhos e tigres em extinção, o ator criticou repetidamente os governos mundiais pela incapacidade deles em agirem pelo clima, enfatizando a necessidade de aplicar um imposto significativo sobre as indústrias altamente poluentes.

DiCaprio e Robert Redford participaram de uma importante reunião de líderes mundiais na Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas, em Paris. No Hôtel de Ville, 450 prefeitos de todo o mundo ouviram as duas estrelas do cinema.

“Nossos líderes mundiais estão aqui em Paris na tentativa de finalizar um acordo global resultado de 20 anos de trabalho, para finalmente enfrentarmos a ameaça muito real que a mudança climática representa para o nosso planeta”, disse o ator. “Estes líderes se encontraram antes, primeiro em Kyoto, em seguida, em Copenhague e em cidades de todos os continentes, mas sempre terminam mal. Esta vez precisa ser diferente, porque estamos correndo contra o tempo. As alterações climáticas são a ameaça mais preocupante e existencial para a nossa espécie. As consequências são impensáveis ​​e, pior, têm o potencial de tornar nosso planeta inabitável.”

No total, mais de 450 cidades com uma população de cerca de 1 bilhão de pessoas estão agora trabalhando para reduzir as suas emissões em mais de 50% dentro de 15 anos, incentivar a mobilidade sustentável e mudar suas fontes de energia para a renovável.

“Os prefeitos são uma equipe poderosa. Vocês são os catalisadores. Sejam corajosos, sejam audazes, o mundo está assistindo vocês”, foi o apelo de DiCaprio.

O ator tem visto em primeira mão os efeitos da mudança climática. Neste ano, durante as filmagens de The Revenant – “O Regresso“, Leonardo DiCaprio revelou que a equipe do filme esteve em perigo de ter de abandonar a Alberta e de ir para a Argentina para encontrar a locação adequada com paisagens do frio.

A equipe sofreu dois eventos climáticos sem precedentes o que complicou e atrasou o programa de produção: “Estávamos em Calgary e os moradores disseram: isso nunca tinha acontecido aqui, nunca!”

The Revenant conta a história de um explorador do século 19 interpretado por DiCaprio, roubado e abandonado pelos seus companheiros para que morresse sozinho. Mas o homem sobrevive e decide ir em busca de vingança.

Enquanto isso, da COP21 chega a notícia que poderia afetar o resultado das negociações: um pacto entre um grupo de 79 países da África, do Caribe, do Pacífico, os países da União Europeia e os Estados Unidos, com foco em quatro pontos: um acordo vinculativo, justo, inclusivo, ambicioso, a longo prazo e dinâmico, um objetivo a longo prazo e em consonância com as exigências da ciência (ou seja, 1,5°C), um sistema de transparência e contabilidade para monitorar a implementação dos compromissos nacionais e um mecanismo de revisão quinquenal para incrementar adequadamente os níveis de ambição individual e coletiva.

Talvez te interesse ler também:

10 PESSOAS FAMOSAS QUE ESTÃO AJUDANDO O PLANETA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...