Começou o maior evento de agroecologia do Brasil

Começou ontem, 28, o IX CBA - Congresso Brasileiro de Agroecologia em Belém, Pará, onde se reunem mais de 3 mil pessoas, dentre produtores, artesãos, acadêmicos, representantes de movimentos sociais, ativistas da agroecologia. O público poderá participar de feiras, visitas técnicas e eventos culturais. Serão apresentadas também atividades produtivas e produtos mais saudáveis para consumo, inseridos em um modo de vida que busca o equilíbrio entre as pessoas, seus trabalhos e vida, e o meio ambiente.

O lema deste congresso é Diversidade e Soberania na Construção do Bem Viver e está inserido na realidade da Amazônia quanto à sua questão ambiental e seus diversos produtos para consumos alimentar e ou cultural. No congresso poderão ser apreciadas músicas regionais e outras atividades culturais.

Os trabalhos acontecem entre 28 de setembro e 01 de outubro.

Conjuntamente acontecerá no mesmo local uma Feira de Saberes e Sabores, com 150 expositores onde será apresentada uma mostra da diversidade da produção agroecológica da Amazônia - com comidinhas saudáveis, frutas, verduras, mel e derivados, produtos semi-industrializados, biojóias e muito artesanato. Esta feira é aberta ao público.

A cidade de Belém usufruirá também de uma vasta programação cultural diária a ocorrer no intervalo do almoço e ao final do dia, que também terá acesso gratuíto.

Sobre o CBA

O Congresso Brasileiro de Agroecologia é realizado desde 2003 com participação ativa de instituições de ensino, pesquisa e extensão e sociedade civil organizada envolvida com as demandas da Agricultura Familiar, como um espaço de diálogo entre os conhecimentos científicos e práticos. É promovido pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e realizado com apoio das seguintes instituições: UFPA, Ufra, Embrapa, Emater, IFPA e Museu Paraense Emílio Goeldi.

Para maiores informações acesse aqui o site do CBA.

Leia também:

Fonte foto: 4.bp.blogspot.com