Calculadora de carbono calcula a sua pegada ecológica


Imagine saber qual a quantidade de carbono que você, ou qualquer outro indivíduo do planeta, produz durante um ano inteiro? Pois é exatamente isso que a calculadora de carbono oferece para as pessoas: saber o quanto cada um de nós emite de CO2 e ainda por cima indica o número de árvores a serem plantadas para compensar o meio ambiente.

Desenvolvida pelo Centro Educacional da Fundação Salvador Arena, em São Bernardo do Campo (SP), a calculadora mede a emissão de CO2 nas atividades mais simples do cotidiano, como andar de carro, emissão de lixo e consumo de energia elétrica. A calculadora surgiu como uma tentativa de conscientização e também um incentivo para a prática do plantio de árvores.

Em entrevista ao Tarde Nacional desta segunda-feira, Cristina Favaron Tugas, diretora pedagógica do Colégio Termomecânica (CTM), do centro educacional, explicou como foi feita e funciona a ferramenta.

“Temos o privilégio de recebermos as crianças pequenas, então nosso processo de formação dura anos e isso é muito bom também para nós. Então elas ingressam aos cinco anos e vão até o ensino médio a maioria deles, então durante todo esse processo a gente consegue conscientizá-los da importância das ações deles no meio ambiente, hoje é muito importante e isso é fundamental para levar adiante essa proposta da calculadora de carbono aqui dentro do centro educacional.

Desde 2010 a gente busca um tema todos os anos que consiga envolver os alunos. Então já fizemos outras coisas, como ajudar asilos, montar bibliotecas e outros. E ai em 2014, na tentativa de inovar, surge como um dos temas a preservação ecológica. E no comitê de alunos e professores surgiu a ideia da calculadora, adaptando uma calculadora com a realidade dos nossos alunos, como o tempo de banho, a utilização do videogame, realmente baseado em ações reais em que eles pudessem calcular o quanto eles estavam contribuindo para emissão de CO2”.

A ferramenta se provou funcional e por isso ganhou destaque em sites sobre o meio ambiente e temas diversos. Disponível na internet por meio do site da CEFSA, qualquer pessoa pode entrar e analisar o quanto tem contribuído para a emissão de carbono na atmosfera.

Basta responder algumas questões, com sinceridade, sobre o cotidiano. Quanto tempo assiste TV, joga videogame, usa celular, computador, tempo de banho e uso do secador. Em seguida perguntas sobre sua locomoção (distância, meio utilizado e quais atividades lhe fazem se deslocar de um ponto para outro) e, por fim, perguntas sobre o lixo envolvendo quantidade de vezes em que vai o fast food e quantos refrigerantes consome por semana.

No meu caso, por morar no Centro de São Paulo e ter tudo muito perto, não jogar videogame e não demorar demais no chuveiro, gasto 36,67 KgCO2 por ano e, portanto, preciso plantar uma árvore para compensar. Compromisso assumido!

Infelizmente a dica da calculadora para melhorar minha performance pessoal não poderá ser atendida de imediato, pois trata-se de utilizar menos o computador, algo impossível hoje, já dependo deste maquinário para pagar minhas contas.

Mas melhorar é sempre possível, eu, por exemplo, tenho a bike como meu meio de trasnposrte preferido.

Quer saber qual é a sua pegada ecológica e calcular as tuas emissões? Clique aqui e comente o teu resultado com a gente!

Leia também:

10 DICAS PARA DIMINUIR O LIXO PLÁSTICO NO DIA A DIA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...