Parque Nacional da Chapada Diamantina em chamas


9.000 hectares do Parque Nacional da Chapada Diamantina já foram queimados pelo incêndio, segundo informou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anteontem (15). O fogo atinge áreas de difícil acesso e vem se alastrando rápido por conta dos ventos secos e da baixa umidade do ar na região.

O Parque Nacional tem sofrido bastante com os incêndios que, entre os meses de agosto e fevereiro, acompanham as queimadas nas glebas rurais da região. A dificuldade de acessos, a falta de investimentos suficientes, a vegetação ressequida das áreas de cerrado, caatinga e campos rupestres, características da Chapada Diamantina, facilitam a expansão do fogo que, todos os anos, consome parte dos 152.141 hectares da área do Parque Nacional.

A Chapada Diamantina localiza-se na parte central do estado da Bahia a 425 km de Salvador e a 1.135 km do Distrito Federal. O Parque Nacional faz limite com os municípios de Lençóis, Andaraí, Itaetê, Mucugê, Ibicoara e Palmeiras.

O incêndio

Três focos de incêndio começaram na sexta-feira (11) nas regiões de Andaraí e Gerais dos Vieira. O primeiro deles começou na Serra do Ramalho, em Andaraí, próximo ao vale do Pati. Outro nas Gerais do Vieira próximo ao Vale do Capão e um terceiro foco, na região do Mucugê, o único deles já controlado.

Os focos têm se espalhado por locais de difícil acesso, canais profundos entre rochas, o que dificulta muito o controle pelos brigadistas em terra, mas a chegada de aviões de apoio vem melhorar a situação. O combate às chamas é feito pelas brigadas do ICMBio, Ibama, bombeiros e voluntários da região.

“O fogo de Gerais do Vieira tomou grandes proporções no dia de hoje (terça-feira, 15) e está maior que o fogo de Andaraí. Nossas estimativas são de que o fogo de Andaraí já varreu 1.500 hectares e que o fogo de Gerais do Vieira já atingiu 7.500 hectares”, afirmou Marcela Marins, gestora do parque.

Leia também: CERRADO QUEIMA HÁ UMA SEMANA NO PARQUE DA CHAPADA DOS GUIMARÃES

Fonte foto: wikipedia.org




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...