E o mês mais quente de todos os tempos foi…julho de 2015!


Julho de 2015 foi considerado oficialmente o mês mais quente da história da Terra. Assim dizem os cientistas do NOAA, que confirmaram os dados publicados pela NASA e pela Agência Meteorológica do Japão.

A temperatura média em julho deste ano foi de 16,61 graus Celsius. Os dados do monitoramento meteorológico datam de mais de 135 anos, pois se começou a medir a temperatura da Terra em 1880. Mas o recorde geral e absoluto, com 9 dos 10 meses mais quentes é até agora do ano de 2005.

No entanto, Jake Crouch, especialista em clima, disse à Associated Press que é muito provável que 2015 termine sendo o ano mais quente já registrado, batendo 2014. A temperatura do planeta pode aumentar ainda mais este ano por causa do “Godzilla El Niño” no Oceano Pacífico. O aquecimento da região equatorial tem efeitos em todo o mundo, especialmente sobre o inverno norte-americano. Os pesquisadores alertaram que esse fenômeno poderia ser “um dos três ou quatro eventos recordes mais fortes.”

foto

O climatologista Michael Mann também sublinhou como este recorde sobre o aquecimento global, é a prova inequívoca de que o homem tem um impacto direto sobre as alterações climáticas.

“Seria extremamente improvável que este pudesse ser um ano recorde, durante dez anos de calor recorde, entre tantas décadas de um calor inigualável em todo o milênio passado, se não fosse pelo aumento dos níveis de emissões produzidas pelo combustível fóssil“, disse ao The Huffington Post.

Para ler o relatório completo, clique aqui.




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...