Dia Mundial do Meio Ambiente 2015


É hoje 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste ano de 2015 a mensagem e o apelo das Nações Unidas é claramente sobre a necessidade do consumo consciente.

“7 bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com cuidado”

 

Ban Ki-Moon, Secretário-Geral das ONU, diz que o objetivo do desenvolvimento sustentável é aumentar a qualidade de vida para todas as pessoas, sem aumentar a degradação ambiental e sem comprometer os recursos naturais para as gerações futuras. Podemos fazer isso mudando nossos padrões de consumo para bens que usem menos energia, água e outros recursos, e desperdiçando menos comida.

Como sabemos, desperdiçar comida é desperdiçar a água usada na agricultura, um dos setores que mais consome água no mundo. Além de procuramos consumir produtos mais ecologicamente corretos, o mais importante é reduzir o consumo. Cada um de nós sabe dentro de si o quanto compramos sem termos necessidade. Além das emissões de CO2 usadas na fabricação dos produtos, cada objeto comprado é um futuro lixo gerado.

Que tal controlarmos nosso consumismo e usarmos nosso dinheiro, se este sobra, para fazermos uma viagem ou para irmos a um espetáculo? Ou seja, desenvolver atividades que verdadeiramente nos faça bem, enquanto o consumo nos gera um bem-estar temporário com perigo de se tornar inclusive uma doença.

Leia também: 

Mais da metade dos brasileiros compram por impulso

Comprar compulsivamente: causas, sintomas e remédios

Neste ano de transformação, enquanto esperamos por grandes avanços em matéria de desenvolvimento sustentável e alterações climáticas, vamos celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, nos tornando mais conscientes do nosso impacto ecológico. Vamos pensar sobre as consequências ambientais das escolhas que fazemos. Vamos nos tornar melhores administradores do nosso planeta.

Como diz greenMe, a mudança começa em nós.

Fonte foto: unep.gov.org 




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...