Um lago tão poluído, que pegou fogo!


Uma cena de filme de terror. Na Índia, de repente, um lago pegou fogo e a culpa não foi de alienígenas ou de fenômenos paranormais, mas sim de uma figura bem conhecida: a poluição.

E os residentes de Bangalore, entenderam isso muito bem.

No início da semana, os moradores locais ficaram alarmados quando o lago Bellandur pegou fogo. Mas se lembraram que nas semanas anteriores, os moradores notaram a presença de uma espuma grossa e tóxica semelhante à neve se vista de longe, sobre a superfície do lago.

E debaixo desse manto branco, a água tinha se tornado preta, por causa dos produtos químicos descarregados no lago.

Lago pega fogo na Índia

E então, de repente, a espuma pegou fogo e ainda queima desde sexta-feira quase sem interrupção. De acordo com os especialistas que visitaram o local, o que alimenta as chamas é uma mistura de óleo e fósforo advindos de resíduos industriais e de esgotos não tratados. Esta combinação tem criado as condições propícias para o coquetel explosivo.

tweeter lago na Índia pega fogo

As zonas húmidas das proximidades, antes contribuíam para filtrar o lago, mas foram devoradas pelo desenvolvimento econômico. “Estas zonas húmidas atuavam como purificadores. Mas todas aquelas zonas que circundavam o lago, foram invadidas e não há lugar para a purificação natural. A poluição nesses lagos é incontrolável”, disse um funcionário encarregado do controle da poluição local.

E a água do lago também foi vertida sobre as ruas de Kariammana Agrahara por causa das chuvas que pioraram a situação, elevando o nível do lago.

Por causa das chamas, do agora famoso lago de fogo, os moradores também relataram reações alérgicas e uma sensação de queimação, causadas pelas toxinas liberadas pela queima.

Infelizmente não era um filme de terror com efeitos especiais, mas um documentário do que pode vir a acontecer com maior frequência. Um horror!

Leia também:

Fonte fotos: thehindu.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...