Adeus Florestas em 2030? Veja quais são os “pulmões verdes” mais em risco

  • atualizado: 

florestas-desmatadas

Mudança climática: se não cessarmos o desmatamento em até 2030 iremos perder até 170 milhões de hectares de florestas. A WWF tem ideias claras: o que precisamos é de uma agricultura sustentável, integrada aos processos que respeitem a natureza e que elimine qualquer tipo de desperdício. E ao contrário disso, a tendência que se vê é a do aumento de áreas agrícolas que destroem as florestas.

Em seu mais recente relatório sobre as florestas, lançado por ocasião do encontro internacional "Tropical Landscapes Summit: A Global Investment Opportunity” em Jacarta, na Indonésia, a WWF afirma que, se nada for feito rapidamente para bloquear esta tendência, haverá uma mudança climática perigosa com perdas econômicas substanciais.

E não é só isso: até 2050, os hectares desmatados poderão chegar a 230 milhões. O desmatamento deve ser reduzido a zero em até 2020 para podermos sobreviver. Onze lugares ao redor do mundo - incluindo 10 nos trópicos - até 2030 serão responsáveis ​​por mais de 80% da perda de florestas em todo o mundo.

Aqui estão os "pulmões verdes" em maior risco:

- Amazônia

- Mata Atlântica e Gran Chaco

- Borneo

- Cerrado

- Choco-Darien

- África Oriental

- Austrália oriental

- Greater Mekong

- Nova Guiné

- Sumatra

- Bacia do Congo

"Imagine uma floresta que se estende por toda a Alemanha, França, Espanha e Portugal exterminada em apenas 20 anos, disse Isabella Pratesi, diretora do programa de Conservação Internacional da WWF Itália -. Estamos tentando salvar as comunidades e culturas dependentes das florestas, para que estas continuem a armazenar carbono, a filtrar a água e a fornecer madeira e habitat para milhões de espécies."

Leia também: Os 10 produtos mais comuns que contribuem para o desmatamento

As causas desta catastrófica previsão? A pecuária, a produção dos óleos de palma e de soja, a invasão das atividades agrícolas que cortam e queimam florestas, o corte insustentável para a coleta de madeira. É por isso que a WWF propõe uma agricultura sustentável que se integre aos processos circulares da natureza e que acabe com o desperdício de alimentos, eliminando as atividades agrícolas e de pastagens que, de fato, destroem as florestas ainda remanescentes.

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!