Terremoto no Nepal: como ajudar

  • atualizado: 

Terremoto no Nepal

Mais de 3.700 mortos é o número atualizado nesta segunda-feira, mas as vítimas do terremoto no Nepal será certamente muito maior. Escavam-se escombros à procura de sobreviventes, mas as esperanças são cada vez menores. A população precisa de muita ajuda. Cidades inteiras foram destruídas pelos muitos tremores que, no sábado de madrugada, começara a semear morte e destruição.

O último tremor foi de magnitude 4,2 na escala de Richter, com epicentro a 42 km do oeste de Katmandu, registrado hoje às 06:24, hora local, no Centro Europeu Sismológico Mediterrâneo (EMSC). Após o primeiro tremor de magnitude 7,9 Richter no sábado, foram 45 réplicas de 4,5 graus e 15 acima de 6,5 graus.

O Nepal é uma área caracterizada por uma elevada sismicidade, considerado um dos Estados com maior risco sísmico no mundo. A atividade sísmica da região é causada pela convergência da placa indiana ao sul, e da euro-asiatica ao norte, o que levou à formação do Himalaia.

Entre os mortos confirmados até agora, também estão 18 alpinistas que morreram em uma avalanche desencadeada por um terremoto no Monte Everest, que atingiu diretamente o acampamento base, onde os alpinistas estavam.

Muitas vítimas também fora das fronteiras do país: 36 na Índia, 12 na China, quatro em Bangladesh e 6 no Tibete. Quase 5.000 feridos. Não há até o momento, informações de brasileiros entre as vítimas

Um dos símbolos de Kathmandu, a histórica Torre Dharahara, Patrimônio da Unesco, desabou sobre si. Os hospitais da cidade estão em colapso e a população já passou duas noites ao céu aberto.

O Primeiro-Ministro, Bamdev Gautam, declarou estado de emergência e pediu ajuda humanitária aos países vizinhos e à comunidade internacional.

Facebook e Google criaram dois serviços para a busca de sobreviventes. A rede social criou a página "Terremoto no Nepal. Você está bem? Diga ao Facebook", que permite encontrar amigos presentes nos locais dos terremotos que relatam estar entre os sobreviventes. O Google, ativou o Personfinder que permite procurar amigos e parentes, assim como dar informações sobre estes.

Como ajudar?

Brasileiros criaram esta página no Facebook para ajudar a população local e também para procurar brasileiros desaperecidos.

Apple pede aos usuários do iTunes para que doem valores entre US$ 5 e US$ 200 à Cruz Vermelha Americana em ajuda ao Nepal.

Outras instituições por onde fazer doações:

Ammado: para doar à Cruz Vermelha

Unicef: doe a partir de 50 dólares

World vision: faça doações entre 50 e 3.250 dólares

Care: doe quanto quiser

Save the Children: doe para as crianças do Nepal

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!