É hoje a Hora do Planeta 2014! Apaguem as luzes! Participem!

Hora do Planeta 2014

A Hora do Planeta é um movimento global que une as pessoas de todo o mundo para proteger o planeta, no final de março de cada ano, celebrando um compromisso com a Terra, desligando as luzes por uma hora. Este ano a Hora do Planeta será realizada HOJE, 29 de março, das 20h30 as 21h30, no seu fuso horário local.

No ano passado a Hora do Planeta ocorreu em mais de 7.001 cidades em 153 países e territórios em todos os sete continentes. Centenas de milhões de pessoas deixaram suas luzes apagadas por uma hora. A Hora do Planeta quer que todos sejam absolutamente seguros e nunca desliguem as luzes que possam comprometer a segurança de qualquer indivíduo, espaço público ou privado.

A iniciativa promovida pela WWF - World Wildlife Fund, desde 2007 incentiva pessoas, empresas e governos a mostrarem liderança em soluções ambientais através de suas ações, usando a Hora do Planeta como uma plataforma para mostrarem ao mundo o que eles estão tomando como medidas para reduzirem o seu impacto ambiental. A Hora do Planeta pede a todos para terem responsabilidade pessoal por seu impacto sobre o planeta e fazer mudanças comportamentais para facilitar um estilo de vida sustentável. Dar o primeiro passo é tão fácil como desligar as luzes. Apagar as luzes é um ato simbólico importante para trazer pessoas e comunidades em conjunto em todo o mundo.

A aspiração da WWF sempre foi ir além da hora mesma. Em 2012, a Hora do Planeta lançou I Will If You Will (Eu vou se você for), uma plataforma para incentivar e inspirar as pessoas a compartilharem o seu compromisso com o planeta com os seus amigos, colegas, líderes e redes. A Hora do Planeta também incentiva e promove muitas outras iniciativas ao redor do mundo, incluindo o Earth Hour, Desafio das Cidades, Projetos do Povo da Terra e muitas ações nacionais e locais que levam a campanha para além da Hora.

O Desafio das Cidades da Hora do Planeta foi criado para premiar cidades pioneiras que estão liderando o caminho para um futuro totalmente sustentável. Um júri internacional revê todas as submissões delineando planos holísticos para as cidades, ideias inspiradoras e credíveis que aumentem a quota de energias renováveis em sistemas de energia da cidade. O Desafio das Cidades não é sobre ter planos ou recursos de alta tecnologia, é sobre o compromisso de pensamento inovador e soluções articuladas que criam uma cidade mais verde e mais limpa para os residentes.

Este ano, cidades de 13 países foram convidadas a enviar dados relevantes, planos e ações em uma plataforma de registro de carbono para cidades (o Carbonn) e administrada pelo ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade). Os três finalistas brasileiros foram: Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Além dessas, Betim, Manaus, Porto Alegre, Fortaleza e Sorocaba, que também têm bons projetos rumo ao desenvolvimento urbano sustentável, também concorreram, mas não foram selecionadas. E a cidade brasileira eleita pelo júri internacional como Capital Nacional da Hora do Planeta pelo seu esforço rumo a sustentabilidade foi....Belo Horizonte! Minas é o estado que mais investiu em meio ambiente no ano passado e com mais este prêmio só podemos parabenizar e nos orgulhar do nosso povo mineiro.

Participem da Hora do Planeta divulgando esta notícia ou visitando e participando diretamente na sua cidade. Veja muito mais informações no site da WWF. Clique aqui. PARTICIPEM!

Fonte: WWF