Tornado em Xanxerê, SC, destruiu parte da cidade deixando mortos e feridos


Duas pessoas morreram, 120 estão feridas e mais de mil pessoas estão desabrigadas no oeste de Santa Catarina por conta de um tornado de ventos de até 300km/h, que atingiu a cidade ontem, por volta das 15:00.

“Pelas características dos estragos e pela intensidade dos ventos, definimos a classificação do tornado. Este deve ficar entre F2 e F3, pelas imagens disponíveis”, disse Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet Brasília.

“O temporal passou rápido, coisa de três minutos. Tem pessoas embaixo de escombros, não sabemos exatamente o número de vítimas”, disse Walter Parizotto, major do Corpo de Bombeiros.

O estado catarinense é um dos mais propícios à formação deste fenômeno, caracterizado por uma coluna de ventos que gira violenta e perigosamente entre a superfície da Terra e a base de uma nuvem cumulunimbus, formada em posição vertical.

O tornado é um dos fenômenos meteorológicos mais intensos que existem e o Brasil ocupa o segundo lugar em uma lista de países com maior incidência no mundo

Um dos maiores tornados já registrados no país ocorreu naquela região, em 1948, onde um tornado F3 atingiu a cidade de Canoinhas e aproximadamente 23 pessoas morreram

Conforme o Inmet, as próximas 48 horas na região devem ser de abertura de tempo, com pouca incidência de chuva, e queda de temperaturas. Não há indicativos para novas formações. Contudo, segundo o  site Climatempo para esta terça-feira se prevê riscos de novos temporais no oeste de Santa Catarina.

Fonte foto: wikipedia




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...