Papa Francisco prepara projeto final da encíclica sobre o meio ambiente


Encíclica ecológica: Papa Francisco, que várias vezes chamou a atenção para as questões ambientais, declarou o seu desejo de dedicar-se à última revisão da encíclica dirigida ao meio ambiente.

Encíclica é uma carta solene, dogmática ou doutrinária, dirigida pelo papa ao clero do mundo católico, ou aos bispos de uma nação.

Durante sua viagem do Sri Lanka para as Filipinas, o Papa já havia anunciado que iria dedicar uma semana de março para rever o texto final da encíclica antes de entregá-la aos tradutores para a publicação, que deverá ficar pronta no início de junho.

O trabalho é importante também em vista da reunião que terá sede em Paris neste dezembro – disse o Papa, visto que em Peru não se decidiu muita coisa, .

De acordo com o que o próprio Papa , o primeiro rascunho da encíclica lhe tinha sido entregue pelo Cardeal Turkson, e que em seguida trabalharam com a ajuda de alguns teólogos, também enfatizando a necessidade de um forte diálogo interreligioso.

Fortalecido por sua louvável paixão ambiental, no último dia 2, o Papa Francisco pediu a apresentação da REPAM, a rede eclesial pan-amazônica, no Vaticano, para dar uma maior visibilidade e apoio internacional à iniciativa. A REPAM é uma iniciativa de bispos de nove países latino-americanos, dos quais a maior floresta tropical do mundo faz parte, apoiada pelo Conselho Pontifício de Justiça e Paz e da Caritas Internationalis.

A rede nasceu a partir das próprias palavras do Papa Francisco no Rio de Janeiro, durante a Jornada Mundial da Juventude em 2013, para unir forças em defesa da Amazônia e ajudar à outras iniciativas semelhantes.

Leia também:




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...