Dia Mundial da Água 2015


Quanta água desperdiçamos no mundo todos os dias? O que podemos fazer para melhorar a situação? Hoje é o Dia Mundial da Água, uma data que busca dar respostas, a estas perguntas importantes.

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU em 1992 e este ano esta em sua 24ª edição. A ONU pede que o mundo se lembre da importância de salvaguardar a água como um bem comum precioso para a humanidade e para o planeta.

O tema principal do Dia Mundial da Água 2015 é “Água e Desenvolvimento Sustentável“. A mensagem está ligada à economia d’ água e se dirige tanto aos cidadãos quanto às empresas. Os cidadãos podem agir para economizar água em casa e na vida cotidiana, como vimos vários exemplos aqui. Já as empresas têm um papel muito importante na redução do uso de água em seus processos de produção.

Leia também:

Mora em São Paulo e ainda não usa água da chuva?

De acordo com os últimos dados, consomimos 4000 litros de água por dia para nos alimentarmos. Esta é a famosa água “virtual” ou “invisível”, a água que é utilizada durante a produção de alimentos. Bebemos 2 litros de água por dia, mas precisamos de milhares de litros para nos alimentarmos.

O maior desperdício de água, segundo os especialistas, estão relacionados com a produção da carne e seu consumo de modo que, se a população do mundo adotasse uma dieta rica em carne, como a dieta brasileira, teríamos que aumentar em 75% a quantidade de água utilizada para a produção de alimentos. Se todos seguissem uma dieta de baixo consumo de carne, e se a produção da própria carne diminuísse, teríamos efeitos positivos sobre a economia de água.

Leia também:

A batalha pela economia de água na indústria de alimentos

Os 10 alimentos que mais consomem água para serem produzidos

Água virtual: uma das grandes exportações brasileiras

5 motivos para não comprar saladas embaladas

Não se esquecendo também da água desperdiçada com o próprio desperdício de alimentos. Quando a nossa comida vai para o lixo, a água necessária para a sua produção vai juntamente para o lixo. O pedido da ONU é, portanto, destinado aos cidadãos e às empresas para que todos ajam para reduzir o desperdício de alimentos que por sua vez, desperdiça água.

Em nossas nossa vidas diárias, podemos simplesmente pensar em colocar em prática as ações que economizam água e evitam o desperdício de alimentos.

Alguns exemplos? Feche a torneira enquanto você se ensaboa, escove os dentes usando um copo de água sem ter que deixar que a água corrente fique escorrendo, lave a louça em uma bacia, conserte torneiras que pingam, use as máquinas de lavar roupas e louças apenas quando estiverem totalmente carregadas.

Apesar do susto da falta d’agua no sudeste ter dado um tempo, com a ocorrência de chuvas e consequente abastecimento dos reservatórios, a atenção que temos de ter com este bem vital não pode parar, pois a água é o bem comum mais precioso e importante que temos e, infelizmente, as no mundo inteiro.

Portanto, tenhamos em mente a importância de preservar a água, não apenas no Dia Mundial da Água, e sim em todos os dias de nossas vidas.




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...