Bacia amazônica emite de 4 a 5% de gás metano no mundo


Um estudo apresentado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), instituto associado a USP, revelou que a bacia amazônica é responsável por 4% a 5% das emissões de metano em todo o planeta. O CH4 é um dos gases que mais produzem o efeito estufa, como já dissemos aqui.

O foco dos estudos era determinar a origem e entender as emissões destes gases que criam o efeito estufa lançados pela bacia amazônica: “Foram realizadas coletas em quatro localidades distribuídas na Amazônia Brasileira, formando um grande quadrante representando toda a Bacia, próximos às cidades de Santarém (Pará), Alta Floresta (Mato Grosso), Rio Branco (Acre) e Tabatinga (Amazonas). “Os estudos procuram observar como a Amazônia contribui e quais são os processos que interferem nestas emissões, de modo a compreender como a região pode responder às futuras alterações climáticas“.

Coordenado pela bióloga Luana Santamaria Basso, o trabalho feito como tese de doutorado, revelou que a criação de rebanhos é diretamente responsável por 19%, em média, das emissões estimadas para cada um dos locais do estudo. Número bem superior se comparado com as emissões causadas com a queima de biomassa, 8%, e com a emissão verificada para a área amazônia do Brasil.

Para quantificar o metano emitido na atmosfera entre os anos de 2010 e 2013, o método da pesquisa consistiu em coletar de ar em quatro locais da região amazônica. As coletas foram feitas utilizando um avião de pequeno porte que fizeram voos verticais para as coletas de ar, desde aproximadamente 300 metros (m) da superfície até 4,4 quilômetros (km), nos quatro locais de estudo na Amazônia. “Foram realizados quatro anos de medidas contínuas em escala regional, quinzenalmente, totalizando 293 perfis verticais realizados”, conta a pesquisadora. “Os perfis verticais são realizados tendo como base um plano de voo, preparado previamente, que indica para o piloto a localização e em quais altitudes devem ser feitas as coletas”.

“Os quatro anos de estudo mostraram que a Amazônia atua como uma importante fonte de metano, com uma emissão de 25,4 Teragramas (Tg) por ano”, aponta Luana. “Isso representa de 4% a 5% da emissão global, considerando a área da amazônia brasileira, que é de 4,2 milhões de quilômetros quadrados”.

A importância do estudo se resume ao fato de que a maior parte das emissões de metano hoje têm suas origens nas ações humanas, tais como a criação de rebanho de animais que emitem metano a partir de fermentação entérica, mas também no fato de que as queimadas ainda são principal método para construir um rebanho de animais, e até o cultivo de arroz.

A bióloga Luana afirma que os quatro anos de estudo conferiram os resultados de todos os processos que aconteceram na bacia amazônica relacionada ao tema da emissão de gás metano, porém, não permitiu compreender totalmente as fontes e os fatores que influenciam na emissão dos gases.

“Para isto são necessários estudos complementares que mostrem mais detalhadamente o funcionamento de cada compartimento da floresta, por exemplo das áreas alagáveis, dos rios, etc”, aponta. “Os resultados mostraram variações anuais nas emissões, porém é necessário mais tempo de estudo, em torno de dez anos, para poder considerar estas variações e observar uma tendência de aumento ao longo dos anos”.

Leia também: Emissão de gás metano bovino no aquecimento global

Fonte foto: wikipedia.org




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...