Edital para plantio de 1 milhão de mudas no Cantareira é prorrogado


A ONG Fundação SOS Mata Atlântica havia lançado um edital para a , como prioridade para a conservação e a proteção dos recursos hídricos do Sistema Cantareira, que está no centro da crise hídrica de São Paulo.

Os recursos para viabilizar os projetos serão distribuídos por meio do programa Clickarvore que é conhecido por dar apoio a iniciativas e a projetos de restauração florestal. Para tal, o montante será de 2 milhões de reais, enviados para os autores das propostas vencedoras, sejam por pessoas físicas ou jurídicas, associações, OSCIPs, ONGs ambientalistas ou até por proprietários de terras.

Os recursos do projeto vêm das organizações Bradesco – Bradesco Cartões e Bradesco Seguros – com doação de 1 milhão de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

O grande objetivo dessa chamada pública é o de promover a recuperação de até 400 hectares de Mata Atlântica, para que sejam conservados 4 milhões de litros de água a cada ano, em toda a área do Sistema Cantareira. O local, que há três décadas só conta com 21,5% da cobertura florestal original, agora será recuperado, para que os impactos sobre a geração de água sejam positivos, representando um alento à crise hídrica.

Para que isso ocorra, as propostas devem ter como foco as Áreas de Preservação Permanente da Bacia Hidrográfica e mananciais que compõem o Sistema Cantareira.

Serão beneficiados 12 municípios entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, cada qual com sua porcentagem nativa – veja aqui a tabela.

Houve duas grandes mudanças no certame: a primeira é a prorrogação do envio de propostas, agora o prazo é até o dia 07 de agosto de 2015 – a data de envio por correio; a segunda é a prorrogação relacionada ao prazo de conclusão dos projetos, até o dia 31 de março de 2016.

Quer saber mais? Consulte o edital completo e dê sua contribuição para recuperar a Mata Atlântica!

Leia também: Enquanto a crise hídrica se agrava, grupo protesta plantando árvores

Fonte foto: “Vista de são paulo cantareira” por gaborbasch, via Wikimedia Commons




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...